sexta-feira, 28 de agosto de 2015

1ª Ação LGBTcidadania

Com o objetivo de promover os direitos da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek recebe, no domingo (30), a 1ª Ação LGBTcidadania. Organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, o evento ocorrerá das 10 às 17 horas, no Estacionamento 11, onde haverá emissão de carteiras de trabalho, cadastro em um banco de dados de empregos e encaminhamento para serviços de assistência social.

Catorze tendas oferecerão testagem de HIV/aids, dinâmicas com exercícios e terapias ocupacionais, exposição de medicamentos fitoterápicos, atendimento em casos de violência contra a mulher e oficina sobre cadastro como agente cultural. Além disso, serão dadas orientações a respeito de cursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e distribuídos materiais didáticos relacionados à prevenção de doenças.

A Unidade Móvel de Atendimento à Mulher do Campo e do Cerrado — ônibus onde as usuárias têm apoio psicológico e recebem orientações sobre seus direitos — também estará disponível no local. Para montar a estrutura, a secretaria contará com R$ 41 mil, recursos de um dos contratos da pasta destinados a esse tipo de iniciativa.

De acordo com Flavio Brebis, coordenador de Promoção dos Direitos da Diversidade, da secretaria, será uma forma de facilitar a esse grupo o acesso às políticas públicas. "A falta de informação ainda impede que as pessoas, na qualidade de cidadãos, busquem seus direitos", acredita.

Combate à discriminação
Desde o início do ano, a coordenação organizou dez eventos, entre palestras, grupos de reflexão e encontros com temáticas que ressaltem a força da comunidade LGBT no Distrito Federal. "Nosso papel é também articular ações para orientar e acompanhar o combate à discriminação", ressalta Brebis. Na quinta-feira (27), um debate sobre a Lei Maria da Penha foi realizado na Casa da Mulher Brasileira de Brasília, na Quadra 601 do Setor de Grandes Áreas Norte.

Serviço
1ª Ação LGBTcidadania
30 de agosto de 2015 (domingo)
Das 10 às 17 horas
Estacionamento 11 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek

Fonte:Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário