quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Lançada Carteira de Trabalho digital

A partir desta quinta-feira (1º), quem precisar tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) poderá obter o documento digital e gratuito. A nova versão foi apresentada na manhã de hoje, na Agência do Trabalhador do Setor Comercial Sul. Mais segura, tem registro biométrico e validade nacional. As fotos são tiradas na hora, e a biometria (identificação das pontas dos dedos) é feita no momento da emissão.

Por meio do sistema, será possível identificar fraudes, como inclusão de dados falsos no documento ou pedidos irregulares de benefícios trabalhistas. As novas carteiras também terão dados cruzados com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, com o sistema de validação do Programa de Integração Social (PIS) da Caixa Econômica Federal e conexão com outras secretarias de Trabalho. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e agora o Distrito Federal estão interligados na rede.

“Com a carteira nova, o trabalhador não precisa mais correr atrás das empresas para comprovar tempo de serviço e passa a ter um documento com validade nacional e que equivale à Carteira de Identidade”, comemora o secretário do Trabalho e do Empreendedorismo, Thiago Jarjour. “A maior diferença é no quesito segurança, tanto para o trabalhador quanto para o empregador."

Emissão
Com a modernização, o documento deixa de ser confeccionado no Na Hora e passa a ser emitido nas 16 Agências do Trabalhador do Distrito Federal. Por enquanto, apenas as localizadas no Plano Piloto, no Guará e em Taguatinga estão aptas a providenciar a emissão imediata. Nas demais, o documento será entregue em até 15 dias úteis. Funcionários da Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo passaram por treinamento antes de o documento entrar em vigor.

É preciso fazer o agendamento pelo telefone 156, opção 9. No dia marcado, o cidadão deve levar originais e cópias da Carteira de Identidade, do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e da certidão de nascimento ou de casamento.

A carteira digital também facilitará o acesso dos trabalhadores ao sistema virtual de busca por emprego, por meio da Agência Virtual, da Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo, e do Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e do Emprego. 

O trabalhador que tem a carteira convencional não precisa renová-la. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão do primeiro documento é que ocorrerá a impressão e a validação pelo novo sistema.

Carteira de Trabalho digital
Agendamento pelo telefone 156, opção 9

Fonte:Agência Brasília/Imagem:Gabriel Jabur

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