Assumir a direção de veículos depois de ingerir bebida alcoólica foi a principal infração cometida por motoristas brasilienses nos primeiros quatro dias deste mês. Entre a noite de quinta-feira (30) e a madrugada desta segunda (4), agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) autuaram 809 pessoas, 236 delas (29,17%) por dirigirem sob influência de álcool.
O balanço das primeiras ações desenvolvidas pelos dois departamentos durante a campanha Maio Amarelo foi divulgado nesta segunda-feira, em entrevista coletiva no Palácio do Buriti.
O DER, que atua nas rodovias distritais, registrou 556 ocorrências, 141 delas por alcoolemia — conduzir veículo sob influência de álcool. Em 15 casos, os condutores apresentaram quantidade superior a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar e foram presos. Entre 30 de abril e 5 de maio do ano passado, 154 condutores foram autuados por dirigirem embriagados.
Na avaliação do diretor-geral do DER, Henrique Luduvice, Brasília precisa resgatar o espírito de paz no trânsito que a tornou referência nacional: “Nossas instituições estão irmanadas para disseminar a cultura da cidadania no trânsito, pois não podemos mais conviver com esses indicadores”.
Outros 30 motoristas foram flagrados sem cinto de segurança, 52 por dirigir falando ao celular, 57 por ocuparem as faixas zebradas, especialmente em cruzamentos, 40 por uso incorreto de seta e 21 por estacionamento irregular. As infrações restantes incluem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida, licenciamento atrasado, falta de habilitação e problemas com equipamentos obrigatórios (macaco, extintor e triângulo de segurança).
Fatores de risco
Durante as operações, as equipes do Detran interceptaram 95 motoristas dirigindo sob efeito de álcool. Três deles apresentaram índice de alcoolemia considerado crime, foram presos e liberados após pagamento de fiança.
O diretor-geral do Detran, Jayme Amorim, cita a direção sob influência de álcool e o excesso de velocidade como principais fatores de risco para a segurança no trânsito. “Infelizmente, temos também muita gente dirigindo ao celular, passando mensagens nas redes sociais, e isso também representa um risco.”
Os agentes de trânsito também autuaram 35 motoristas sem habilitação e outros 123 por infrações diversas, como falta de cinto de segurança, placa do veículo ilegível, ausência de equipamentos obrigatórios e execução de manobras perigosas.
Com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Detran recuperou um Fiat Uno, furtado numa faculdade em Taguatinga Norte. Na abordagem aos ocupantes do veículo, duas pessoas foram presas. Elas tinham passagens pela polícia pela prática de roubo, furto e tráfico de drogas e estavam em liberdade provisória.
As operações do Detran e do DER, que receberam apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito, resultaram na apreensão de 201 veículos, incluindo 33 motocicletas.
Fonte:Agência Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário