quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Governo volta a se reunir com servidores

O governo de Brasília recebeu, na manhã desta quarta-feira (7) representantes de 32 categorias do funcionalismo do Distrito Federal. No encontro, no Palácio do Buriti, o Executivo voltou a destacar a impossibilidade de pagar neste semestre a terceira e última parcela dos aumentos concedidos a partir de 2013. É a terceira reunião depois do anúncio da suspensão do reajuste e de medidas de ajuste econômico, em 15 de setembro. Hoje, participaram secretários das áreas diretamente ligadas à gestão fiscal e orçamentária.

À frente do debate estava o secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas, que enfatizou a necessidade de compreensão por parte dos servidores. "Não apenas Brasília, mas todo o País passa por uma crise sem precedentes", afirmou. "Greves neste momento só vão agravar ainda mais a situação." Dantas fez essa afirmação devido à possibilidade de uma paralisação geral das categorias prevista para esta semana.

Na mesma linha, o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, disse que os reajustes não estão cancelados, apenas suspensos: "Primeiramente vamos equilibrar nossas contas e depois retomaremos essa questão".

Pouco satisfeitos com o resultado do encontro, os representantes dos sindicatos decidiram levar as informações do governo aos trabalhadores. Algumas categorias, como é o caso de profissionais da rede pública de saúde, marcaram assembleia na Praça Cívica da Câmara Legislativa às 10 horas de quinta-feira (8). Durante uma possível greve, apenas os serviços de urgência, emergência, internações e berçários devem ter funcionamento normal, de acordo com o SindSaúde.

Além de Marcos Dantas e Sérgio Sampaio, o encontro contou com a participação dos secretários de Fazenda, Pedro Meneguetti; de Educação, Júlio Gregório Filho; e de Gestão Administrativa e Desburocratização, Alexandre Lopes; do secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais; Manoel Alexandre; do secretário-adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Renato Jorge Brown; e da subsecretária de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor, da Secretaria de Relações Institucionais, Mari Trindade.

Fonte:Agência Brasília/Imagem:Gabriel Jabur

Nenhum comentário:

Postar um comentário