sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Semana Lago Limpo tem início na segunda-feira

Começa na segunda-feira (14) e vai até o dia 19 a Semana Lago Limpo, ação anual em que serão retirados lixo e objetos jogados indevidamente no Lago Paranoá. A programação, organizada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), inclui ainda a identificação de captações irregulares.

Também durante o período, serão ministradas aulas com temática ambiental para 60 professores da rede pública de ensino em um barco-escola no dia 14 — sem custos extras para a administração — e na sede da Adasa dos dias 15 a 17.

A limpeza do reservatório contemplará pontos mais críticos das margens e será feita de 15 a 18 de setembro por 80 detentos da Penitenciária da Papuda — integrantes de programa da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF. No ano passado, esse trabalho resultou no recolhimento de 6,4 toneladas de lixo. Equipes de mergulhadores ficarão responsáveis por retirar resíduos sólidos do fundo do lago.

Com o auxílio de dois barcos, equipes da agência reguladora, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Polícia Militar Ambiental vão procurar pontos de captação irregular e notificar os usuários responsáveis, que poderão ser posteriormente multados. Em 2014, foram encontrados 114 pontos de captação irregular de água e 16 locais de despejo de esgoto.

O encerramento da Semana Lago Limpo, no dia 19, terá atividades gratuitas no Parque das Garças, no Lago Norte, a partir das 9 horas. Haverá, entre outras coisas, prática de stand-up paddle (espécie de remo em pé em uma prancha), oficinas de reciclagem, feira de trocas de artigos infantis, exposição fotográfica e shows musicais.

Níveis da água
A limpeza do Lago Paranoá é facilitada pelo rebaixamento do nível da água, que ocorre todos os anos em setembro e outubro. A redução — causada pela baixa umidade do ar e pela abertura, por parte da Companhia Energética de Brasília, de comportas na barragem do Paranoá — é necessária para um trabalho de desassoreamento (retirada do acúmulo de areia, entulhos, pedras etc.) previsto para a região onde deságua a rede de drenagem pluvial do Setor Noroeste, próximo à ponte do Bragueto.

Na quarta-feira (16), a lâmina de água chegará à mínima de 999,7 metros (altitude em relação ao nível do mar). Ela voltará a subir na última semana de setembro e ganhará um centímetro por dia. Em outubro, será elevada até 999,9 metros para a realização de um evento de vela, organizado pela Federação Náutica de Brasília. Em seguida, durante o período de chuvas, o nível continuará a subir até atingir 1.000 metros. O rebaixamento previsto não compromete as diversas atividades do lago, como geração de energia, pesca e esportes náuticos, entre outros.

Fonte:Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário