sábado, 19 de setembro de 2015

Dia do gaúcho: Galeto representa um dos principais pratos da região Sul

No próximo domingo, 20 setembro, é comemorado o Dia do Gaúcho. A data faz referência ao início da Revolução Farroupilha, que aconteceu em 1835. Esta celebração faz parte da Semana Farroupilha – criada em 1947, momento especial de valorização das tradições gaúchas.

O que poucos brasileiros sabem é que a gastronomia tradicional da região sul vai muito além do churrasco. A receita do galeto al primo canto surgiu no Rio Grande do Sul, como uma herança das colônias italianas. O prato de origem histórica é um dos mais consumidos pelos gaúchos e está entre os ícones da culinária brasileira.

Aproveitando a ocasião, a Galeteria Beira Lago, que fica a poucos quilômetros do centro da capital, servirá o conhecido rodízio de galeto no almoço, especialidade da casa e presenteará os gaúchos com uma sobremesa tradicional, o sagu.

O rodízio de galeto (R$ 48,90) é acompanhado de salada verde, salada de maionese, polenta frita, massa caseira, farofa, arroz e o molho de ervas. O galeto é assado em uma churrasqueira rotativa e é colocado na parte mais alta, para garantir que a carne não fique ressecada e chegue ao prato suculenta. Para finalizar, o toque especial da casa é o molho de ervas.

Além de apreciarem o melhor galeto da capital, os gaúchos que comparecerem ao restaurante ganharão de brinde uma sobremesa tradicional. “Gaúcho que é gaúcho de verdade conhece o sagu, a sobremesa mais famosa do sul”, diz João Miranda, um dos proprietários do local.

Serviço
Galeteria Beira Lago
Onde: SCES Trecho 2, Conjunto 32/33 - Clube Ases (Ao lado do Pier 21)
Horário de Funcionamento: De segunda a sábado, das 11h30 às 23h30. Domingo e feriados, das 11h30 às 17h30.
Contato: (61) 3223-7700 ou 3226-1448
Serviço gratuito de manobrista.

Imagem:Felipe Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário