segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Especialista ensina prevenções e tratamentos antirrugas

Existe coisa pior do que se olhar no espelho e encontrar uma ruga ou marca de expressão? Para muitos homens e mulheres, a resposta é não. Isso ajuda a explicar o resultado do relatório anual que o Internacional Master Courser on Aging Skin (IMCAS) publicou no começo do ano, que mostra que o mercado mundial de produtos e procedimentos anti-idade cresceu 14,3% em 2014, com um faturamento estimado em € 5,7 bilhões de euros.

As rugas não são nada mais do que pequenas dobras na pele decorrentes do processo de envelhecimento, onde tanto sua superfície como as camadas mais profundas se dobram sobre a pele. O Dr. Luciano Morgado é dermatologista e diretor da Clínica Monte Parnaso e explica que existem dois tipos de rugas. “Existem as rugas de expressão, que são decorrentes da contração muscular repetida ao longo dos anos, e se concentram especialmente ao redor dos olhos (pés de galinha), testa e lábios. E existem as rugas estáticas, que por sua vez são produto do envelhecimento da pele”, explica.

Mas como preveni-las? Segundo o Dr. Luciano Morgado, o primeiro passo é saber quais são as principais causas. “O aparecimento das rugas está relacionado ao envelhecimento da pele, como consequência da idade e de uma predisposição genética individual, mas existem outros fatores que podem influenciar na formação prematura, como por exemplo, a exposição contínua ao sol sem usar protetor solar, que resulta em degeneração das fibras colágenas e elásticas da pele, e o tabagismo, que resulta em uma pele mais pálida, espessa e com maior quantidade de rugas em volta dos lábios”, conta.

Ou seja, a melhor maneira de preveni-las é evitando exposição solar excessiva e sempre usar protetores, além é claro, de evitar o tabagismo e procurar ter uma alimentação equilibrada. “Para os casos genéticos e de idade, existem cremes hidrantes e com ativos antirrugas, que são fatores que podem amenizar a formação de rugas”, explica o dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário