domingo, 23 de agosto de 2015

Abertas as inscrições para o FAC 2015

A espera pelo novo edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) de Brasília terminou. Na manhã desta quinta-feira (20), o texto, que contemplará cerca de 370 projetos, foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. Os projetos culturais, com toda a documentação exigida, deverão ser enviados da 0 hora de sexta-feira (21) até as 23h59 de 4 de outubro, por meio de sistema eletrônico. O endereço para acesso estará disponível no site da Secretaria de Cultura.

Neste ano, por iniciativa da secretaria, a sociedade pôde contribuir na elaboração do documento final via consultas públicas ao vivo — como na série de encontros Diálogos Culturais — e pela internet, em página criada com essa finalidade. “Passado o processo, construímos uma proposta de edital, apresentamos ao público e abrimos novamente para sugestões”, explica Thiago Rocha Leandro, subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, da Secretaria de Cultura. “Recolhemos outras demandas e levamos ao colegiado do Conselho de Cultura, que fechou o projeto final.”

De acordo com o subsecretário, a maioria das sugestões foi acatada. Aquelas que não puderam ser aproveitadas eram inviáveis por questões orçamentárias ou por demandarem alterações na lei. “Vamos manter a participação pública como ponto principal na elaboração de novos editais”, assegura Leandro.

Valores
O valor do primeiro bloco é de R$ 33.670.000, divididos entre: artes plásticas, visuais e fotografia; artesanato; cultura popular e manifestações tradicionais; dança; design e moda; literatura, livros e leitura; manifestações circenses; música; ópera e musicais; patrimônio histórico e artístico material e imaterial. O edital abrange também propostas que mesclem duas ou mais categorias, desde que o proponente informe qual a linguagem predominante.

O segundo distribuirá cerca de R$ 20 milhões entre projetos audiovisuais e de ações que englobem políticas públicas e regionalização. O subsecretário estima que o próximo bloco seja lançado ainda durante as inscrições do inicial.

Cadastro
Para concorrer ao benefício financeiro oferecido pelo fundo, é preciso ter cadastro de ente e agente cultural (Ceac), morar em Brasília há pelo menos dois anos e comprovar atividade artística ou cultural por meio de portfólio.

Fonte:Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário