quinta-feira, 25 de junho de 2015

Dicas para manter a pele hidratada

O inverno começou oficialmente, neste domingo (21), e as condições climáticas mais baixas devem vir acompanhadas de cuidados com a saúde e a pele. Em algumas regiões do país, como Brasília, a estação é marcada não só pelas baixas temperaturas, mas também pela queda da umidade no ar. Nesse período, há uma série de atitudes que podem ajudar a diminuir os problemas causados pela falta de chuva.

No início de seca e tempo frio, os lábios racham, a pele fica ressecada e descamando, os olhos ficam secos e vermelhos e o nariz sangra. Em casos mais avançados pode chegar a apresentar coceiras, vermelhidão e manifestações alérgicas.  Crianças e pessoas com mais de 60 anos são as que mais sofrem. “Evitar que a pele desidrate é a principal dica. Por isso, lembre-se que a água que chega à superfície da pele e a mantém hidratada vem das camadas mais profundas, portanto, a importância de se ingerir muito líquido nesta época do ano”, ressalta o dermatologista Ricardo Fenelon.

O dermatologista alerta ainda para outros cuidados que se deve ter nesse período como evitar banhos quentes e demorados, uso excessivo de sabonetes ou buchas, hidratar a pele com cremes, aplicar soro fisiológico no nariz e olhos e manter uma alimentação leve – rica em frutas e verduras. Outro grande problema que requer atenção, nesta época de seca em Brasília, é o sol quente durante o dia. Quem anda muito ao ar livre, deve procurar a sombra, usar boné, óculos de sol com proteção UVB e protetor solar.

Veja seis dicas para amenizar o impacto da estação na pele
1-    O banho deve ser rápido, para evitar o ressecamento da pele. A temperatura da água deve oscilar entre fria e morna.
2-    Os sabonetes contribuem para o ressecamento da pele. O uso deve ser restrito aos pés, axilas e partes íntimas.
3-    Ainda no banho, evite esfregar o corpo. Dispense o uso de buchas ou outros materiais que provoquem atrito com a pele. Esse atrito remove a chamada emulsão epicutânea – hidratante natural produzido pelo próprio corpo.
4-    Após o banho, aplique hidratante em todo o corpo. Se não houver acesso a produtos industrializados, óleo de amêndoa, glicerina ou vaselina surtem os mesmos resultados.
5-    Os idosos devem passar hidratante várias vezes ao dia. Com a idade, as glândulas diminuem a secreção natural, tornando a pele mais ressecada.
6-    Importante: ingerir bastante líquido. A hidratação da pele começa de dentro para fora, feita pelo próprio organismo, enviando água às células, das camadas mais profundas às mais superficiais da pele.

Mais informações
Clínica de Dermatologia Dr. Ricardo Fenelon

Nenhum comentário:

Postar um comentário