sexta-feira, 26 de junho de 2015

Aromaterapia pode ser adotada como estilo de vida

 Um odor agradável não só deixa o ambiente mais hospitaleiro como influencia diretamente no bem-estar da pessoa. Para a aromaterapia, o perfume faz verdadeiros milagres para a saúde. Os óleos essenciais de plantas, flores e frutos, por exemplo, previnem sintomas físicos, mentais, emocionais e até energéticos. 


“Os óleos essenciais são muito acessíveis e estão ao alcance de todos”, lembra Pedro Vasco, diretor-executivo e massoterapeuta do Eliá SPA. Segundo Pedro, quem costuma ter problemas na digestão dos alimentos, dificuldade para dormir e esgotamento mental, encontra eficácia nesses métodos naturais. “Uma a duas gotas de óleo de laranja no travesseiro garantem uma noite tranquila de sono. Com apenas três gotas de óleo essencial de hortelã pimenta num copo, você já percebe uma melhora no sistema digestivo”, ensina.

Para quem está se preparando para algum concurso público ou vestibular, o massoterapeuta sugere óleos essenciais de alecrim (quimiotipo cânfora) e hortelã. “Basta colocar uma ou duas gotas desses óleos num aromatizador de ambiente que esteja no local de estudo ou trabalho”.

No Eliá, os óleos e cremes para massagem são preparados no próprio local. A ideia é garantir que o cliente sinta-se relaxado (efeito relaxante), aumentando sua energia (efeito energético) e evitando dores (efeito analgésico e antiinflamatório). Além disso, o aroma do próprio SPA é manipulado para provocar uma sensação leve e de aconchego desde a recepção. 

Ricos em propriedades terapêuticas, os óleos essenciais podem ser usados em escalda-pés, banhos de imersão, aromatização de ambientes, sabonetes, cremes de massagem e compressas. Vale lembrar que as essências (substâncias industrializadas que proporcionam aroma agradável) não podem ser confundidas com óleos puros, uma vez que a essência é manipulada em laboratório e, a maior parte das vezes, e apenas 1 composto químico. Um óleo essencial, a maior parte das vezes é formado por mais de 100 compostos químicos naturais.

A escolha do profissional deve ser pensada com rigor por quem se interessar pela aromaterapia. Mesmo sendo uma técnica sugerida para todos os públicos, existem prós e contras: alguns óleos puros não podem ser aplicados diretamente na pele e o uso abusivo pode provocar, em concentrações muito elevadas,  adversas. De acordo com o empresário, a aromaterapia deve estar incluída na rotina das pessoas.  

Como funciona - Os óleos essenciais penetram no organismo através da pele, do sistema olfativo e respiratório, sendo completamente absorvido pelo organismo, sem deixar resíduos nocivos. 

Principais óleos essenciais
- Gerânio;
- Alecrim;
- Bergamota;
- Lavanda;
- Camomila-dos-alemães.
- Arruda;
- Anis;
- Campestre;
- Cânfora

Mais informações
Eliá Spa

Nenhum comentário:

Postar um comentário