sexta-feira, 26 de junho de 2015

Poderes da Arte

Ao lado da escultura da cabeça de Juscelino Kubitscheck, em um pequeno prédio de dois andares projetado por Oscar Niemeyer na Praça dos Três Poderes — o Museu Histórico de Brasília —, uma porta discreta dá acesso à história da capital do Brasil. A exposição permanente com inscrições em mármore que está ali desde a fundação da cidade, em 1960, é pouco visitada e praticamente desconhecida pelos brasilienses. Atenta a isso, a direção do Centro Cultural Três Poderes vai promover uma série de eventos com música, arte e astronomia a fim de incentivar o uso mais frequente da praça, principalmente em eventos culturais.

A segunda edição do Poderes da Arte ocorre neste sábado (27) e começa às 10 horas, com uma feira de orgânicos aos pés do Panteão da Pátria Tancredo Neves — outro monumento que, com o Espaço Lucio Costa, forma o Conjunto Cultural Três Poderes. A primeira foi em 21 de abril, dia do aniversário de 55 anos de Brasília. Sob o apoio da Secretaria de Cultura e patrocínio do Serviço Social do Comércio (Sesc), o evento terá outras cinco edições até outubro, sempre ligadas a intervenções de artistas, shows de bandas locais e apoio a ações voltadas à sustentabilidade.

Uma feira de produtos da cidade, uma feira de vinis e rodas de conversa também serão promovidas durante o sábado. “Queremos com ações como essa dizer às pessoas que existimos e chamá-las a ocupar a praça com eventos que envolvam arte e cultura, além de visitarem os monumentos da cidade”, afirma a diretora do Centro Cultural Três Poderes, Jussara de Almeida Menezes.

Às 16 horas, haverá uma apresentação de hip hop com o rapper paraibano SH Torres e os convidados Harrison Maverick e Handz Up, enquanto grafiteiros farão uma intervenção ao vivo, em um painel móvel. A partir das 18 horas, integrantes do Clube de Astronomia de Brasília ocupam a praça com telescópios para observar planetas, estrelas e a lua. Depois das 20 horas, subirão ao palco as bandas de blues Ligação Direta, Protofonia, Celtic Soul e B Lady & The Band.

Uma campanha do agasalho também será promovida no dia do evento. Todo o vestuário e cobertores arrecadados serão encaminhados a projetos sociais que atendem dependentes químicos nos arredores da Rodoviária do Plano Piloto.

Serviço
Poderes da Arte — 2ª edição
27 de junho de 2015 (sábado)
A partir das 10 horas
Praça dos Três Poderes

Fonte:Agência Brasília/imagem:Tony Winston

Nenhum comentário:

Postar um comentário