quinta-feira, 16 de abril de 2015

PCDF prende quadrilha e recupera 20 veículos

Polícia Civil do Distrito Federal divulgou o resultado da Operação Arrasto 2, deflagrada nesta quarta-feira (15). Mais de seis meses de investigação da PCDF, prendeu 12 integrantes de uma quadrilha especializada em furto e roubo de veículos. Há mandados de prisão contra outras três pessoas, que são consideradas foragidas. O grupo adulterava carros e motos tomados em Brasília e os vendia em cidades do interior da Bahia.

Até o início da tarde, 20 veículos foram apreendidos. A expectativa do chefe da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, Marco Aurélio Virgílio de Souza, é que mais sejam recuperados até sexta-feira (17), prazo de permanência do efetivo deslocado ao estado nordestino. "Nossos agentes detectaram muitos carros e motos com placas de Brasília. Eles serão analisados com o auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF)", explica.

Bem estruturada e com divisão de tarefas, a quadrilha sofreu um primeiro baque em julho de 2014, quando oito integrantes foram presos na Operação Arrasto. A partir daí, o grupo passou a se concentrar em furtos e em receptação de motos e carros, deixando de lado crimes a mão armada. O grupo adulterava e falsificava os documentos dos veículos — inclusive com a ajuda de um servidor comissionado do Departamento de Trânsito de Goiás — e os vendia no interior baiano. O transporte era feito em caminhões-baú e caminhonetes.

"A retirada de circulação dessas pessoas vai refletir consideravelmente nos índices de criminalidade", acredita Souza. O delegado ressalta que as condições de venda do veículo eram muito suspeitas — não permitiam a transferência do bem para o comprador, por exemplo — e que quem comprou um carro ou uma moto do esquema pode responder pelo crime de receptação, o que será analisado caso a caso.

Participam da operação em Brasília e Goiás cerca de 100 agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e de outras unidades especializadas. Na Bahia, o efetivo de 50 homens inclui reforços da PRF e apoio logístico e de inteligência da Polícia Civil estadual. Além dos veículos, foram apreendidos documentos em branco, material para adulteração, uma arma e munições.

Arrasto 2
Ao todo, a operação prevê o cumprimento de 13 mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 20 de busca e apreensão. O efetivo foi a campo em Ceilândia, Samambaia e Taguatinga, no Distrito Federal, e em Luziânia e Anápolis, em Goiás. Na Bahia, as cidades-alvo da Arrasto 2 foram Vitória da Conquista, Itapetinga, Brejolândia, Tabocas do Brejo Velho e Santana, além do povoado de Javi.

Os integrantes da quadrilha serão responsabilizados individualmente. Eles respondem a crimes como organização criminosa, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, uso de documento falso, falsificação de documento público, porte ilegal de arma de fogo, furto qualificado e roubo circunstanciado.

Fonte:Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário