Dezessete empresas de tecnologia participarão do XXII Congresso Nacional de Criminalística (XXII CNC), maior evento de perícia oficial do país, que acontece entre os dias 14 e 19 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento será promovido paralelamente à XXII Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística, e diversas empresas vão expor novos equipamentos e produtos durante o evento.
De acordo com o presidente da Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC), Gustavo Dalton, boa parte dos equipamentos são novos no país, e nenhum órgão pericial os possui. “É uma oportunidade ver o que há de mais novo e avançado em diversas áreas da perícia, e avaliar os que melhor serão utilizados em nossa rotina. O momento é perfeito, pois participarão deste Congresso os diretores de polícia técnica-científica e diretores de institutos de criminalística de todos os estados brasileiros, e poderão ter contato com essas novidades em primeira mão”.
Uma das novidades que será demonstrada é o laboratório móvel que vai ao local onde ocorreu o crime e analisa as amostras na hora, sem a necessidade de enviar as amostras a um laboratório. Ele funciona como um laboratório tradicional e pretende otimizar o tempo das investigações, além de evitar que ocorram adulterações nas amostras. Segundo a Agilent, empresa que vai apresentar o laboratório, a tecnologia já é usada com sucesso em alguns países e agora chega ao Brasil.
Ao longo de seis dias, serão realizados debates, apresentações de trabalhos científicos, resultados de pesquisas, estudos de caso, entre outras demandas do setor de perícia criminal. A segurança pública também entra na discussão durante o evento, uma vez que o Brasil será o país sede dos dois maiores eventos esportivos, a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas no Rio de Janeiro.
Para o presidente da Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC), Gustavo Dalton, o congresso é um importante fórum de discussão porque permite aprofundar a integração científica entre peritos, delegados, promotores, operadores do direito, professores e pesquisadores universitários.
Com o tema “A Perícia a Serviço da Sociedade”, o evento propõe a interação da criminalística com os demais segmentos de defesa dos Direitos Humanos. A cerimônia oficial de abertura do XXII CNC acontece dia 16 de setembro, às 20 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Convidados A ABPC, promotora do XXII CNC, espera que cerca de mil pessoas participem do congresso, entre peritos de todo o Brasil e países da América e África, magistrados, promotores de justiça delegados, advogados, policiais, estudantes e professores universitários. As palestras e workshops serão comandados por renomados especialistas nacionais e internacionais.
Inscrições
O XXII CNC acontece paralelamente ao V Congresso Internacional de Perícia Criminal e à XXII Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 14 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Outras informações no site do evento.
Cursos
Nos dias 14 e 15 de setembro serão oferecidos sete cursos com especialistas convidados para ministrar palestras durante o congresso. Entre os convidados estão o sargento aposentado do Departamento de Polícia de Nova York, Joseph Blozis, com o curso “Coleta e determinação da origem biológica de amostras em local de crime”. O cientista chefe da unidade forense da polícia australiana, Bryan Found, trabalhando “Exames de assinaturas”, a partir da neurociência; e a professora doutora da Universidade de Coimbra (Portugal) Eugênia Cunha, que ministrará aula de antropologia forense.Os cursos têm vagas limitadas e a inscrição pode ser feita durante o congresso. A programação completa do XXII CNC está disponível no site do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário