terça-feira, 1 de setembro de 2015

Coaching pode ser usado como ferramenta contra a baixa autoestima

Você já se viu em uma situação dedesequilíbrio emocional, onde as crenças sobre si próprio te fizeram perder o controle? Infelizmente, isso vem se tornando cada vez mais comum em nossa sociedade. Seguindo esta linha de raciocínio, a autoestima é construída a partir da imagem que temos de nós mesmo, e independente de qual área da vida estivermos falando, acreditar em si próprio é o primeiro passo para obter sucesso.

Pessoas com autoestima elevada conseguem se relacionar melhor, têm mais facilidade em fazer amizades e em enfrentar desafios e, portanto, conseguem lidar melhor com situações estressantes. Do outro lado desta realidade, pessoas com autoestima baixa tendem a ter mais dificuldades para se relacionar e para lidar com desafios. Logo, sofrem mais com o estresse e podem até mesmo apresentar sintomas físicos e psicológicos.

O coach Flávio Resende é especialista em Life Coaching, área do Coaching que trabalha a autoestima. Segundo o especialista, neste trabalho, o coach tem o papel de estimular o coachee a olhar-se sob um ângulo diferente.  “A autoestima não é algo estático, ela muda cotidianamente, mas para isso é preciso trabalha-la. Por isso, nas sessões de Coaching são levadas à reflexão ações para que o coachee transforme aquilo que o incomoda. Normalmente, este é um processo que tem a velocidade que o coachee quer ou tem condições de dar. O interessante é o mergulho nas questões que fundamentam o juízo de que o que sou não é suficiente, e a ressignificação do que faz sentido ou não”, explica Flávio.

Baseado nos seus conhecimentos em Coaching, Flávio Resende dá dicas para quem deseja trabalhar, cotidianamente, a autoestima. Confira: 

Cuide-se ao máximo, tanto da saúde emocional quanto da física;
Deixe sempre um tempo livre para fazer coisas que você ama;
Ame-se antes de amar o outro;
Seja gentil e generoso consigo, você não precisa ser o melhor em tudo; 
Não veja só os seus pontos fracos. Perceba também os seus pontos fortes;
Esteja sempre perto de pessoas que te fazem bem;
Abra-se ao novo
Não tente resolver problemas que estão fora do seu controle;
Saiba quais são os seus limites;
Valorize as suas vitórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário