segunda-feira, 27 de julho de 2015

O suingue mineiro de Toninho Geraes na Caixa Cultural

A Caixa Cultural traz como quinta atração do projeto Samba de Bamba o cantor e compositor Toninho Geraes. O show acontece no dia 30 de julho, terça-feira, às 20 horas, na Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4 - Edifício anexo à matriz da Caixa). Um dos grandes nomes do cenário atual do samba, Toninho será acompanhado por um quinteto musical e vai apresentar ao público seus grandes sucessos, como "Mulheres" e "Hoje Tem Amor" (imortalizadas por Martinho da Vila), "Seu Balancê" e "Uma Prova de Amor" (gravadas por Zeca Pagodinho), "Amor e Festança" (registrada por Beth Carvalho) “Me Leva” (hit do samba por gravada Agepê e Diogo Nogueira) e ainda música de seu mais recente disco Tudo que Sou.

O repertório de Toninho Geraes se comunica com o público de todas as idades, mesclando a atualidade do pagode em suas letras com os arranjos e melodias bem construídas do samba. Segundo o saudoso sambista Luiz Carlos da Vila, Toninho é um dos grandes compositores de seu tempo: "Tem uma coisa mágica: às vezes, seu samba é a última faixa do disco e vira sucesso".

Com o lançamento do seu mais recente álbum, Tudo que Sou, Toninho vem se apresentando em todo o Brasil sempre com grande presença de público. Uma das principais músicas de seu novo CD, "Se a Fila Andar", também gravada por Beth Carvalho, já é sucesso nas rodas de samba de todo país, atingindo mais de 150 mil visualizações no Youtube em menos de oito meses, antes mesmo do lançamento oficial.

Toninho Geraes
Nasceu em Belo Horizonte. Em 1979 saiu de casa e foi para o Rio de Janeiro. Tem mais de 200 músicas gravadas por diversos artistas de renome: Zeca Pagodinho ('Seu balancê'), Martinho da Vila ('Mulheres' e 'Hoje tem amor') e Agepê ('Me leva'). No Rio de Janeiro, conheceu o compositor do Império Serrano Beto Sem Braço, que o levou para participar dos "pagodes da tamarineira" do Cacique de Ramos, no subúrbio de Ramos. Frequentando esta roda de samba conheceu Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Jorge Aragão, Bira Presidente, Deni de Lima, Mauro Diniz, Jovelina Pérola Negra, Arlindo Cruz e outros que também participaram do início do "Pagode" no Rio de Janeiro. Tem quatro CDs gravados.

Samba de Bamba
O coordenador e curador do Samba de Bamba, o jornalista e crítico musical Rodrigo Browne, explica que a segunda temporada do projeto reafirma a proposta de mostrar ao público que o ritmo brasileiro há muito tempo transcendeu as fronteiras de rodas de samba consagradas no Rio de Janeiro. “Se por um lado o recorte temporal do presente projeto se dá a partir das novas vozes reveladas na revitalização musical da Lapa carioca, por outro é importante observar que seus representantes estão espalhados por todo o país”.

Serviço
Samba de Bamba com Toninho Geraes
Data: 30 de julho de 2015 (quinta-feira)              
Local: Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4 - Edifício anexo à matriz da Caixa)
Horário: 20h
Ingressos*: R$20 (inteira) e R$10 (meia - conforme legislação e correntistas que apresentarem o cartão CAIXA)
*desconto de 50% para assinantes do Correio Braziliense, sobre preço de inteira mediante apresentação do cupom “Sempre Você”
Duração: 1h30
Classificação indicativa: 12 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário