quarta-feira, 22 de julho de 2015

Mercado de Coaching está em alta no Brasil

A crise econômica que o Brasil enfrenta podeatingir (e, em muitos casos, tem atingido), diretamente, a vida pessoal e profissional de milhares de trabalhadores, que agora apertam os cintos e buscam ajuda para enfrentar a situação e conseguir chegar inteiro ao final da crise. Esse é um dos inúmeros fatores que auxiliaram na alta do mercado de Coaching do Brasil.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria PwC, de 2009 a 2012, o número de coaches certificados no Brasil subiu de 350 para 1.100. Mesmo tendo quase triplicado, o Brasil está bem atrás da América do Norte e da Europa, onde há uma média de 40 coaches por cada milhão de habitantes. 

Apesar de ainda estarmos engatinhando se comparado aos países de primeiro mundo, o processo de Coaching vem sendo cada vez mais procurado por empreendedores brasileiros, não somente no momento de crise, mas também quando a empresa ou organização espera produzir resultados mais satisfatórios, sob vários aspectos (financeiro, de gestão, de recursos humanos, etc), no menor tempo possível.

Mas se engana quem acha que um coach atua somente na área organizacional. Estes profissionais estão inseridos, hoje, em diversas realidades e auxiliam seus clientes na obtenção de resultados mais satisfatórios em vários campos da vida: pessoal, amoroso, profissional, familiar, entre outros.

No ano de 2009, Flávio Resende entrou na jornada de aprendizado do Coaching. Mas como um coach atua? “Nosso papel é servir ao outro, por meio da escuta e de intervenções que levem o coachee a refletir sobre as escolhas e, consequentemente, os resultados que ele tem obtido na vida”, explica o coach, pós-graduado em Coaching Ontológico, pela Homero Reis & Consultores.

“O coach, ou seja o profissional que atua com a ferramenta de Coaching, tem o papel de apoiar o coachee (cliente) a alcançar resultados mais satisfatórios na vida. A técnica do coaching estimula o cliente à mudança daquilo com o qual ele não está satisfeito (seja na vida pessoal ou profissional) ou a atingir um objetivo que, sozinha, a pessoa não conseguiu até então, ou que ela deseja atingir de forma mais rápida”, complementa Flávio. 

Embora o Coaching não seja uma profissão regulamentada no Brasil, existem várias escolas de formação de coaches, algumas das quais com certificação internacional, outras com título de Pós-Graduação. 

“Coach vem da expressão em inglês que significa técnico. Mas isso não significa que o coach seja melhor do que o coachee. Ou seja, mais sábio, ou que não tenha problemas. Somos seres humanos, como qualquer um. O nosso olhar é só mais treinado para perceber as entrelinhas e construir novas possibilidades de atuação”, conclui Flávio Resende.

Imagem:Telmo Ximenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário