segunda-feira, 13 de julho de 2015

5,8 mil concorrem a vagas na Escola de Música de Brasília

Interessados em estudar na Escola de Música de Brasília Maestro Levino de Alcântara preparam-se para os processos seletivos que preencherão as 900 vagas do segundo semestre de 2015. As inscrições para as 41 modalidades de cursos gratuitos terminaram em 26 de junho, e o número de concorrentes chegou a 5,8 mil.

Para garantir uma das vagas, os candidatos passam por diferentes avaliações, de acordo com as especificidades de cada curso. Aqueles que têm algum conhecimento prévio em relação aos instrumentos, ou que estão em níveis mais avançados, serão avaliados por meio de provas práticas e teóricas e de entrevistas, de hoje (13) a quinta-feira (16). Para iniciantes, a destinação das vagas será feita por sorteio, que ocorrerá em 16 e 17 de julho. A seleção reserva 5% das matrículas para pessoas com deficiência.

Favoritos
Entre os cerca de 2,3 mil inscritos para os testes, 303 concorrem às 13 vagas para os cursos básico e técnico de violão popular. O canto popular, também com 13 vagas abertas entre básico e técnico, ficou em segundo lugar, com 296. O terceiro mais procurado foi o de bateria, com 211 interessados que disputam 11 vagas.

Já no caso dos sorteios, a escolha mais comum é de iniciação ao violino, com 738 candidatos para 18 vagas. Em seguida, vieram o de iniciação ao violoncelo (22 vagas), com 461, e de iniciação ao contrabaixo acústico erudito (20 vagas), com 307. Estão disponíveis ainda estudos de iniciação musical infantil, cantos coral, erudito e popular, arranjo, áudio e gravação, elementos técnicos do palco, iluminação e musicografia digital.

As vagas para o sorteio são distribuídas entre alaúde, contrabaixo acústico erudito, fagote, flauta transversal, oboé, piano erudito, viola clássica, violino e violoncelo.

Para os testes, há também acordeom, bandolim, bateria, cavaquinho, clarineta, contrabaixo acústico popular, contrabaixo elétrico, cravo, flauta doce, gaita cromática, guitarra, harpa, percussão erudita, piano popular, saxofone, trombone, trompete, tuba, viola caipira, viola da gamba, violão de sete cordas e violão erudito e popular.



Fonte:Agência Brasília/imagem:Escola de Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário