segunda-feira, 14 de setembro de 2015

É pique é pique é pique é piquenique

Em tempos de corrida pela saúde, e em busca da alimentação mais saudável, uma tendência vem tomando conta das festas de aniversário infantil. Em Brasílias, as mães estão optando por comemorar o aniversário dos filhos com um piquenique. Tudo muito organizado e gostoso. Assim, o Comunica Brasília vai te ajudar a preparar a festança.

Para começar a organizar uma festinha, o ideal é descobrir logo, um local que te agrade e nesse quesito a cidade ajuda, já que Brasília conta com mais de 30 parques públicos. Eleitos os mais queridinhos para o evento, o Parque da Cidade, no Plano Piloto e o Jardim Botânico, no Lago Sul oferecem infra-estrutura como, banheiro, parque de diversão, estacionamento, além de várias opções de lazer. Mas vale lembrar, que em qualquer área verde é possível realizar a festa. O que você acha de usar a área de baixo do bloco ou o jardim de casa?

Depois de decidir o local é hora de partir para os preparativos, isso inclui todo material que vai ser usado no grande dia. Copos e talheres de plástico ou descartáveis, papel toalha e/ou guardanapo, sacos para lixo, protetor solar, caixa térmica, toalha de mesa, canga, colcha ou almofadas para sentar, aproveitar a festa e deixar o clima confortável. Também é legal levar um kit higiene, com toalha, papel higiênico, álcool em gel, sabonete e curativos.

Com tudo arrumado, você pode partir para o que vai servir na festa. Como estamos falando de aniversário, o bolo não pode faltar, e aqui vale desde os tradicionais bolos de chocolate, até a novidade do momento, que são os bolos de melancia decorados com frutas, além de lindo é super saudável e não corre o risco de derreter. Os famosos cupcakes, também são uma ótima alternativa por serem práticos de comer e carregar.

Coloque no cardápio frutas fáceis de comer, como banana, uva, maçã, morango e pera. Outra ideia é levar as frutas já cortadas, como uma grande salada de frutas, ou em potinhos individuais. Apenas evite frutas ácidas, pois no sol elas podem causar manchas na pele. Pão de queijo, biscoito, salgadinho assados, lanches naturais, quiches e tortas salgadas, também são um sucesso com os pequenos. Prefira os do tamanho mini, assim você diminui o desperdício. Uma dica importante para não derramar e evitar galhos, folhas ou que insetos ataquem suas comidinhas é deixar tudo fechado.

Se você não abre mão de docinhos e chocolate, os que são embalados individualmente são as melhores pedidas. Bis é bem legal, já vem fechado e é uma delícia. Os brigadeiros e beijinhos podem ser servido em potinhos para comer de colher.

Quanto a bebida, não se esqueça de colocar bastante gelo, dentro de uma caixa térmica, assim você mantém tudo geladinho. Mas lembre-se que, água, chá e suco são as melhores escolhas porque se não estiverem muito gelados, ainda dá para tomar.

Para a decoração você pode espalhar balões de gás hélio, amarrar redes e prender  bandeirinhas nas árvores,  vasos de flor dão um toque e um cheiro especial, e cataventos no chão dão um charme ao local.

Hora da diversão. Mesmo um piquenique precisa de entretenimento, e uma boa dica é montar a festa próximo de um parquinho infantil, mas caso o local escolhido não ofereça essa opção, é sempre bom levar bola, bicicleta, bolinha de sabão, io-iô, corda para pular, peteca e slackline, aquela fita de nylon, que pode ser esticada de uma árvore a outra.

Dicas importantes
Para o vento, coloque pesos nas pontas das toalhas. Uma dica que combina com o tema é fincar cataventos na terra, nas pontas das toalhas, ou colocar vasinhos de flor.

Se tiver acontecido uma chuva na noite anterior, não se desespere e vá até uma loja de material de construção. Lá você pode comprar alguns metros daquela lona preta e estender no chão, antes das toalhas, cangas e almofadas. 

Para não ter problemas com insetos, você pode deixar um repelente à disposição dos convidados e espalhar pelo local, pequenos saquinhos de pano com cravo dentro. O cheiro da especiaria ajuda a manter as formigas longe da comida. E não esqueça de deixar tudo fechado.

Na teoria é assim que você pode realizar um piquenique de aniversário. Na prática o Comunica Brasília falou com quem já fez a festa e trouxe a opinião e sugestões desses festeiros.

A designer de interiores, Jemima Andrade, 31 anos é mãe do Calebe, de 3 anos e comemorou a festinha do filho com um delicioso piquenique, no Jardim Botânico. Para ela a escolha do local foi pensado na comodidade e diversão dos pequenos. "Na hora de decidir o espaço, eu procurei sombra, área verde ou parquinho por perto. Também, não esqueci de ficar próximo dos banheiros públicos, assim as crianças podem se divertir a vontade", conta designer.

Para Jemima, pode-se fazer piquenique pela manhã, a tarde ou de noite, mas ela gosta mesmo é do fim da tarde, e explica. "Eu prefiro fazer na parte da tarde, pois gosto de ver o sol se pondo, e também gosto do tom da luz e da cor meio sépia que fica na fotos quando são tiradas neste horário".

Uma dica importante é ouvir os gostos dos filhos, e Jemima fez isso. "Se for aniversário do Calebe, vai ter biscoito de polvilho, frutas, torradas, cupcake de banana, amêndoas coloridas, suco de uva, bis e outras coisas que ele gosta. Já que o piquenique é dele, tem que ter as coisinhas que ele mais gosta de comer", brinca a mãe coruja.

E se acha que piquenique é só coisa de criança pequena, você vai mudar a sua opinião com a festa da Dalila. A bancária, Denise Corrêa, 33 anos, organizou a festa de aniversário de 11 anos da filha, com um piquenique no Parque da Cidade. Ela arrumou tudo ao lado do Nicolândia e pagou a entrada do parque aos convidados. "Arrumei tudo do lado do parque pensando na diversão dos amigos da Dalila. Ali da cerca os país que não queriam acompanhar os filhos nos brinquedos, podiam observar a diversão e ficar mais relaxados. Para as crianças foi ótimo, por que se divertiram até, e quando batia a fome, era só andar alguns passos para encontrar os quitutes", contou Denise.

Maria Eduarda Leite de Almeida, de 9 anos foi uma das convidadas para o piquenique da Dalila e na opinião dela a festa não podia ter sido melhor. "A festa foi tão legal, que no ano que vem, eu quero fazer uma igual", confidencia a pequena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário