sexta-feira, 10 de julho de 2015

Brinquedos à mão


A Caixa Cultural Brasília apresenta, até 23 de agosto, a exposição Brinquedos à mão – coleção Sálua Chequer, com mais de 900 brinquedos antigos e pouco conhecidos das crianças dos grandes centros urbanos de hoje. O acervo pertence a Sálua Chequer, colecionadora e pesquisadora de cultura popular, que assina a curadoria da mostra ao lado do artista visual Zé de Rocha. 

Os brinquedos da exposição foram feitos à mão por artesãos, que transformam barro, pedaços de pau e de pano, latas de óleo e caixas de papelão em objetos capazes de despertar emoções e fantasias, estimulando a criatividade e a afetividade. As peças foram reunidas por Sálua Chequer ao longo dos últimos 30 anos, durante pesquisas de campo em diversas cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí. 

A variedade da mostra é enorme. Nela, estão peças que representam cenas do cotidiano e utensílios de trabalho, como pequenos moedores de cana-de-açúcar, carro de boi e moinhos de água. Há ainda mobílias de madeira para brincar de casinha – mesinhas, cadeiras, sofás, geladeiras, camas e guarda-roupas –  e miniaturas de utensílios domésticos, como peneiras, baldes e panelinhas feitos em barro, madeira e metal.

Brinquedos mais conhecidos, como pula-corda de sisal, peteca, piões, também podem ser vistos na exposição. Algumas peças podem ser manuseadas por adultos e crianças no espaço chamado de “Cantinho do Brincar”. Um dos objetivos é recuperar a importância e o valor pedagógico dos brinquedos populares para as antigas e as novas gerações.

Serviço
Exposição Brinquedos à mão - coleção Sálua Chequer
Local: CAIXA Cultural Brasília | Galeria Vitrine 
SBS Quadra 4 Lotes 3/4 Brasília-DF, anexo ao edifício Matriz da CAIXA
Visitação: até 23 de agosto de 2015
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Informações: (61) 3206-9448
Classificação Indicativa: livre
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário