sexta-feira, 24 de abril de 2015

Vestibular da UnB abre inscrições

A Universidade de Brasília (UnB) publicou o edital do Vestibular de 2015, que oferta 4.212 vagas em graduações presenciais na instituição. As chances estão distribuídas entre 97 cursos, nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. As aulas iniciam no segundo semestre deste ano.

Do total de vagas ofertadas, 2.373 são destinadas ao Sistema Universal e 236 são exclusivas para o Sistema de Cotas para Negros. Já as outras 1.603 são para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas, distribuídas conforme o quadro abaixo.



Inscrição
As inscrições para o Vestibular ocorrem entre os dias 24 de abril e 4 de maio, no site www.cespe.unb.br/vestibular/vestunb_15_2. As taxas são R$ 120,00 para candidatos e R$ 90,00 para treineiros. Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, serão disponibilizados computadores para realizar a inscrição nos locais listados em edital, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h (exceto sábado, domingo e feriado).

Novidade
Neste ano, no momento da inscrição, o candidato precisará anexar cópia do comprovante relativo à condição de escolaridade. Se o estudante já concluiu o ensino médio, precisará anexar o certificado; se ainda está cursando o ensino médio e participa de algum processo de aceleração escolar ou está regularmente matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com previsão de término em junho de 2015, precisará anexar uma declaração da escola. O candidato que não se enquadrar nessas situações poderá se inscrever como treineiro.

Segundo o decano de Ensino de Graduação da UnB, Mauro Rabelo, essa medida é necessária para assegurar a observância das normas vigentes.  “Este é um mecanismo de controle para a Universidade garantir o cumprimento da legislação, que prevê a conclusão do ensino médio como requisito para ingressar no ensino superior”, destaca.

Isenção
Os candidatos terão três possibilidades para solicitar a isenção de taxa. Para alunos que estiverem cursando o último ano do ensino médio ou o terceiro semestre do terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos nas escolas da rede pública do Distrito Federal (DF), a taxa será subsidiada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Também estarão isentos do pagamento candidatos hipossuficientes, que tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for de família de baixa renda.

Além disso, há isenção da taxa para o candidato que comprovar ter, cumulativamente, renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. O prazo para solicitar a isenção, nas duas primeira situações, é o mesmo das inscrições e, na terceira possibilidade, vai de 28 de abril a 5 de maio. É de extrema importância que o candidato leia atentamente as regras sobre a isenção de taxa para verificar em qual situação se encontra e providenciar a documentação necessária, conforme as normas do edital.

Vestibular
Os candidatos ao Vestibular farão provas de conhecimentos e prova de redação em língua portuguesa, previstas para 6 e 7 de junho. As avaliações serão divididas em três partes: no primeiro dia, são exigidos conhecimentos em Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Cênicas, Visuais e Música), Filosofia e Sociologia, além da prova de redação. No segundo dia, a parte três compreende questões de Biologia, Física, Química e Matemática.

Em ambos os dias, os candidatos terão 5 horas para a resolução das provas, que começam às 13h. O Vestibular será realizado nas cidades de Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).

Contato
Outras informações no site www.cespe.unb.br/vestibular/vestunb_15_2 ou na Central de Atendimento ao Candidato do Cespe, de segunda a sexta, das 7h30 às 20h30 – Campus Darcy Ribeiro, Sede do Cespe – pelo telefone (61) 3448 0100.

Fonte:Unb Agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário