terça-feira, 14 de abril de 2015

Aula inaugural para integrantes do curso Universidade da Maturidade


A Universidade da Maturidade (UMA) é um programa de extensão da UNB (Ceilândia) e da UFT, referencia nacional em Tecnologia Social. A UMA surge como uma proposta inovadora sobre o “ser velho”, evidenciando um olhar diferenciando sobre o velho impactando diretamente no estilo de vida de pessoas acima de 45 anos. O programa tem como um de seus objetivos contribuir para elevação dos níveis de saúde física, mental e social das pessoas acima de 45 anos, proporcionando atualização, reciclagem, inserção, informação e orientações práticas bem como a valorização do ser humano perante a sociedade integrando-as aos ambientes cultural, social e educacional.

Partindo da concepção de velho como um ser humano com possibilidade e limites, em permanente construção, que adquire mais conhecimento e maior compreensão da vida pelas experiências vividas, dando e buscando sentindo e significado ao que faz. Este se insere em um curso com carga horária de 340 horas-aula, num período de 18 meses dividido em três módulos, sendo que, os acadêmicos têm que cumpri-los integralmente para que receba o titulo de Educador Político Social. Vários benefícios estão sendo evidenciados, em especial a capacitação regular, com uma grade curricular específica para dar voz e vez aos que envelhecem desmistificando a velhice como sinônimo de decadência física, mental e social.

Atua em diversas cidades do Estado do Tocantins. Além de atender Campina Grande-PB, Macapá-AM e Curitiba-PR. No DF o projeto irá atender inicialmente 100 pessoas, moradores de regiões administrativas mais populosas e caracterizadas como socialmente vulneráveis pelos indicadores do IDH.

O curso será executado por profissionais formados e/ou professores da Universidade de Brasília e terá a duração de um ano e meio, sendo finalizado com uma formatura formal. E contará com as seguintes disciplinas no primeiro semestre: Gerontologia, Autocuidado, Oficina do corpo, Comunicação, Cineclube Cine Pipoca (filmes e documentário de assuntos sociais para discussões em grupo). 

O evento é destinado a pessoas acima de 45 anos e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3245-4588 ramais 210,222, 223 e 224 ou pelo site.

“O envelhecimento humano, apesar de ser uma experiência pessoal traz consigo uma gama de vivências, que na UMA são compartilhados com todos formando assim uma grande família. Com um único objetivo que é trazer a qualidade de vida para a pessoa idosa” conta Israel dos Santos Lopes Sousa Diretor de T.I, UMA/UFT.

A aula inaugural do Projeto Uma se realizará no dia 16 de abril às 14h no auditório da UnB Campus Ceilândia, com a presença de Parlamentares, Reitoria das Universidades envolvidas ( UnB e UFT ), representantes da UMA DF e UMA TO, representantes da Coordenação do idoso, do INEP, Conselho Federal de Farmácia e a presença de 150 idosos alunos do Projeto UMA DF.

Serviço
Aula inaugural
Data: 16 de abril, às 16h
Local: Campus UnB Ceilândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário