quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Café Fontenelle é a única em Brasília a colher, torrar e distribuir seu próprio café

O processo começa na Fazenda Santa Rosa, na BR 251, e traz o primeiro café gourmet 100% Brasília, perfeito para os paladares mais exigentes. O Distrito Federal tem todas as características que influenciam determinantemente na qualidade e pureza do café, e o investimento em equipamentos de ponta aproveita essas características e finaliza o processo, completamente sustentável. O resultado é um café que chega às xícaras até 20 dias após a torra.

A qualidade de um café deve ser garantida desde a preparação da terra até o processo final da torrefação e ensacamento, e isso depende dos mais modernos equipamentos. Não à toa, os grãos do cerrado são reconhecidos como um dos melhores do mundo, e isso se deve à combinação especial entre o solo do cerrado e o processo empregado.

Com uma fazenda a mil metros de altitude e, o Café Fontenelle é o único a produzir café de qualidade 100% arábica em Brasília. E o grão é o único ingrediente desde  2008, quando as atividades começaram. De acordo com a proprietária da marca, Thamis Fontenelle, a proposta era de gerenciar todos os processos do início ao fim. “Desde a colheita, classificação, beneficiamento, torra, embalagem e distribuição, nenhuma operação da fábrica é terceirizada. Tudo acontece na fazenda”, acrescenta.  

Para os clientes mais meticulosos, que reconhecem as vantagens de comprar o grão, os benefícios são completamente preservados e garantidos. Antioxidante, anticancerígeno e estimulante natural, são apenas algumas das propriedades principais.  O café produzido é preparado e industrializado no mesmo local em que é plantado, o que favorece a produção de grãos especiais e frescos.

Thamis garante que os clientes da marca valorizam o processo de extração do café como ele é embalado pela Fontenelle, e a possibilidade de se visualizar os grãos antes do consumo. “Com as tecnologias que temos hoje nas máquinas de grão, podemos manter a praticidade nesses equipamentos e preservar os benefícios do café, respeitando a sustentabilidade e o baixo custo”, explica Fontenelle.

História 
O Café Fontenelle pertence a Brasília e foi fundado por Eurípedes Fontenelle em 2008, pai de Thamis. Falecido em março deste ano, era produtor há mais de 20 anos na área do café e já produzia outros grãos há mais de 30 anos. O sobrenome da família virou marca pela confiança que Eurípedes tinha na qualidade de seu produto.

Mesmo com tantos anos de trajetória, o Café Fontenelle ainda enfrenta concorrência de outras regiões do Brasil como São Paulo, Minas Gerais, e Espírito Santo, que vendem seus produtos na capital. A produção na fazenda é anual, e atualmente mais de 500 kg são torrados mensalmente. Aí é que aparece o grande diferencial do Café Fontenelle, de acordo com Thamis. “Nossa capacidade e objetivo é de quadruplicar esses números. Podemos oferecer aos clientes o café mais fresco, às vezes com apenas 20 dias de torra”, garante Fontenelle.

Hoje o café pode ser consumido nos melhores restaurantes, cafeterias e estabelecimentos de Brasília, e em alguns dos pontos é possível comprar a embalagem do produto e levar o sabor do Café Fontenelle para casa. Além disso, os grãos podem ser vistos e comprados no showroom da marca, no SIA. Thamis Fontenelle afirma que “temos todos os elementos necessários para garantir a produção de uma bebida com aroma, corpo e doçura, propriedades identificadas nos melhores grãos e valorizadas entre baristas e consumidores”. Em ritmo de expansão, Fontenelle garante que a empresa trabalha para tornar o café gourmet mais acessível.

Serviço
Café Fontenelle
Onde: Showroom – SIA sul quadra 4c lote 56 subsolo 05 – ed. SIA Center I
Torrefação - Fazenda Santa Rosa, BR 251, Km 55, Rodovia Unaí
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado de 8h às 12h

Imagem:Felipe Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário