quinta-feira, 24 de julho de 2014

Exposição no TCU recebe escolas em projeto educativo


Com a volta às aulas em toda a rede de ensino do Distrito Federal, o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, do Tribunal de Contas da União, está aberto a receber escolas para visitação da exposição “Pela Superfície das Páginas...”, em cartaz desde o dia 25 de junho no local.

O espaço cultural mantém mediadores especialmente treinados para visitas guiadas e disponibiliza transporte gratuito e lanche para as escolas públicas que agendam o encontro com as artes. Com limite de até duas escolas por dia, o programa educativo da exposição vai além de meras explicações sobre as obras, e disponibiliza material didático produzido especialmente preparado pela exposição “Pela superfície das páginas”. Atividades práticas são aplicadas aos alunos posteriormente, que vão desde crianças no ensino fundamental até instituições como asilos e CAPES.

“Pela superfície das páginas...” é um desdobramento da exposição “Through the surface of the pages...”, realizada em 2012 na Universidade de Harvard, em Cambridge, MA (EUA), com a curadoria do mineiro Júlio Martins. Ao todo, foram reunidas 54 obras de 36 artistas brasileiros que trabalham com o espaço da página, em termos formais e poéticos, a partir das mais diversas linguagens artísticas.

Na visita, os alunos podem entrar em contato com os livros de artista, livros-objeto que extrapolam a função e o conceito tradicional de um livro e se assumem como peças de arte. As obras se caracterizam como suporte de representação da ideia do artista e possibilitam a aproximação tátil e visual com a criação. Além da exibição de um conjunto de livros de artista, a exposição reúne, também, obras em fotografia, desenho, objeto, vídeo e áudio, numa compreensão ampliada da página em relação à sua função primária.

As escolas que desejarem participar do programa educativo da exposição precisam correr: “Pela Superfície das Páginas...” fica em cartaz somente até o dia 13 de agosto. As visitas educativas para alunos e professores devem ser agendadas pelo telefone (61) 3316-5221. A mostra é uma realização do Tribunal de Contas da União.

Serviço
Exposição “Pela superfície das páginas...”
Visitação: até 13 de agosto
Horário: 9h às 19h (segunda a sexta-feira) e 14h às 18h (sábados)
Local: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça – Setor de Administração Federal Sul (SAFS), Quadra 4 Lote 1, Térreo. Edifício Sede do Tribunal de Contas da União
Classificação indicativa: Livre
Agendamento do programa educativo pelo telefone: (61) 3316-5221
O Espaço Cultural Marcantônio Vilaça é fechado aos domingos e feriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário