segunda-feira, 3 de junho de 2013

Brasília ganha a primeira Escola do Consumidor do Brasil

Esclarecer sobre direitos, fomentar o consumo consciente e capacitar agentes que atuam na defesa do consumidor são os objetivos da Escola do Consumidor, que será lançada amanhã (4), às 10h30, na sede da Secretaria de Justiça do DF (Sejus), parceira do Procon na iniciativa.

"Vamos educar o cidadão para o consumo e informá-lo sobre os benefícios a que tem direito. Um exemplo é o tema tarifa social de energia elétrica, que será trabalhado pelos educadores junto às famílias de baixa renda e potenciais beneficiárias", explicou o secretário de Justiça do Distrito Federal, Alírio Neto.

Essa é a primeira Escola do Consumidor do Brasil, seu objetivo é fazer visitas educativas a consumidores e a fornecedores, em residências e em locais de grande circulação para esclarecer dúvidas sobre os direitos do consumidor.

"Vamos distribuir cartilhas e exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os servidores serão atualizados sobre novas leis e repassarão aos cidadãos, que serão orientados corretamente sobre como proceder quando sentirem-se lesados ou quiserem informações de qualquer assunto", detalhou Todi Moreno, diretor do Procon-DF.

Para a abordagem, a Secretaria de Justiça -responsável pela iniciativa de criação da Escola do Consumidor do DF- orientou o uso de vestimenta e crachá funcional para identificação dos educadores.

Estão em curso convênios e parcerias com especialistas, órgãos e entidades de defesa do consumidor, com o intuito de promover a capacitação dos técnicos que atuarão no projeto.

Participarão do ato, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF).

Serviço
Lançamento da Escola do Consumidor
Data: 4/6/2013
Horário: 10.30
Onde: Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania
Rodoviária do Plano Piloto 

Fonte: Agência Brasília/Imagem:  Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário