A Secretaria de Saúde do Distrito Federal em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica vai realizar nesta quarta-feira, dia 30, um mutirão de cirurgia de reconstrução mamária. A ação visa reduzir a fila de espera pela operação.
Ao todo serão feitas 64 cirurgias em mulheres mastectomizadas pelo tratamento contra o câncer. A assistente educacional, Paulina Rabelo, 49 anos é uma delas e contou que o procedimento é a realização de um sonho. “Poder voltar a me olhar no espelho é sem dúvidas um dos meus maiores desejos. Quero voltar a viver e a sorrir”, concluiu, Paulina.
Na ação, cerca de 120 médicos do distrito federal e de outras localidades participarão de maneira voluntária, ao todo 30 salas foram disponibilizadas para a realização do mutirão. De acordo com o Subsecretário de Atenção à Saúde, Ivan Castelli, as pacientes não terão de arcar com custo hospitalar ou pagamento de honorários médicos. “Se for necessário prótese de silicone, o governo distrital irá ceder o produto”, afirmou o subsecretário.
O coordenador do mutirão, Luciano Chaves, ressalta a importância do projeto para a autoestima das mulheres. De acordo com ele, 65% das pacientes separam-se do marido ou companheiro depois de passarem por uma mastectomia. “É uma cirurgia de apelo social”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário