sexta-feira, 7 de agosto de 2015

PM chega de bike ao Gama

O Gama é a segunda região de Brasília em que o policiamento também será feito com bicicletas. O novo formato de patrulha — que existe no Guará desde janeiro — foi implantado na região nesta sexta-feira (7), pelo 9º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal. Doze militares trabalharão em escala de revezamento na cobertura da área central da cidade, onde os índices de criminalidade ainda estão altos. As ciclovias serão priorizadas.

Combater o roubo a pedestres e garantir a tranquilidade dos frequentadores desses espaços são as metas da iniciativa. “O índice de crimes contra os transeuntes caiu 6,8% nos cinco primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período de 2014, mas ainda apresenta um número relevante”, ressalta o comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Elziovan Moreno. Foram registradas 770 ocorrências de janeiro a maio do ano passado e 718 nos mesmos meses deste ano.

Os ciclistas que atuam no projeto são militares voluntários e foram cedidos pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Eles trabalharão em dias alternados, o que significa que seis policiais estarão nas ruas diariamente nos três turnos. O transporte sob duas rodas foi escolhido por acessar os locais com mais facilidade. “Além disso, a interação entre a polícia e a comunidade é importante para que as ações sejam ainda mais efetivas” afirma o comandante.

As 12 bicicletas foram doadas por empresários locais a pedido do Conselho de Segurança do Gama, intermediador do processo. A ação contará com o apoio dos prefeitos comunitários que, segundo a administradora regional, Maria Antônia Rodrigues Magalhães, são peças-chaves, junto com os policiais, no combate ao crime. “Eles apontarão para o efetivo os locais em que o ciclo de patrulhamento é mais necessário.”

De acordo com dados da PMDF, o policiamento com o auxílio de bicicletas foi criado no século 19, na Inglaterra. No Brasil, essa modalidade surgiu na década de 70 em Minas Gerais. Em Brasília, a prática passou a ser adotada em 1990, mas foi extinta por falta de manutenção dos equipamentos e por mais investimentos em viaturas.

Fonte:Agência Brasília/imagem:Dênio Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário