quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Metrô amplia número de trens para Ceilândia

A partir desta quinta-feira (27), os usuários da Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) que utilizam a linha Ceilândia contarão com mais trens circulando nos horários de pico da tarde (das 16h45 às 20h15). A cada partida da Estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto, haverá dois veículos com destino a Ceilândia para um rumo a Samambaia. A medida deve reduzir em até pela metade o tempo de espera em Águas Claras — que atualmente é de 7min20seg, e agora será entre 3min33s e 7min06s.

Essa diferença de intervalo se justifica porque o metrô de Brasília tem o formato semelhante a um Y. A base é a Estação Central, que segue até a bifurcação, na de Águas Claras. Dali, os trens têm como destino final, de um lado, Ceilândia, e de outro, Samambaia.

Na próxima semana, a mudança deve ser testada também no horário de maior movimentação da manhã (das 6h às 8h45), partindo de Ceilândia. A direção do Metrô acredita que a alteração deve impactar todo o sistema, já que em muitas estações os passageiros deixam de pegar os trens para Ceilândia, sempre mais cheios, para aguardar o de Samambaia. A primeira região tem oito estações e a segunda, quatro. Em determinados horários, a diferença de usuários chega a ser cinco vezes maior de uma para outra.

O equilíbrio no sistema é necessário para adequar a oferta de trens à demanda. A cada três pessoas que utilizam a linha Ceilândia, apenas uma segue no ramal Samambaia. O intervalo entre as Estações Central e a de Águas Claras permanecerá o mesmo: 3min33s.

Fonte:Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário