sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Como ser um líder melhor

Ter um líder no comando é fundamental para que qualquer empresa consiga vencer os seus obstáculos, e o Coaching é um grande aliado no processo de transformação de um chefe para um líder – considerando que, embora sejam usadas como sinônimos, as palavras “chefe” e “líder” são diferentes na prática. 

O chefe é aquele que tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e nos lucros. Os chefes são temidos e veem seus funcionários como subordinados. Eles não costumam incentivá-los ou motivá-los, uma vez que acham que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário. Já um líder conduz pessoas e as inspira. Ele tem a tendência a ser mais respeitado por seus funcionários e busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e sua equipe conseguirem alcançá-los. Em resumo, um verdadeiro líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado.

Segundo o coach Flávio Resende, o Coaching trabalha a construção de um  líder por meio de reflexões e exercícios práticos e efetivos que buscam desenvolver o potencial profissional e pessoal dos seus clientes. Baseado em seus estudos de Coaching, Flávio Resende dá dicas para que você comece a sua transformação de um chefe para um líder:

 Inspire as pessoas a serem melhores;
 Aprenda a escutar, inclusive as entrelinhas;
 Compartilhe conhecimentos;
 Seja humilde e reconheça que tem muito a aprender com o outro;
 Dê o exemplo e seja coerente;
 Inteligência emocional para lidar com as relações, egos, individualidades e expectativas;
 Tenha sensibilidade e sensatez para entrar em cena (e sair) quando for necessário;
 Reconheça que nada é feito sozinho;
 Saiba celebrar as conquistas da equipe, as suas próprias e a dos outros.

Imagem:Telmo Ximenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário