quarta-feira, 8 de julho de 2015

Mostra de Artesanato destaca a arte em papel


A 5ª edição deste ano da Mostra de Artesanato do Boulevard Shopping traz, no segundo fim de semana de cada mês, artesãos da capital e de outros estados do país, para exibir diferentes tipos de trabalhos artísticos. Nos dias 10, 11 e 12 de julho, os visitantes poderão conferir móveis rústicos, tecelagem, peças artesanais em bronze, entre outros produtos.

Um dos destaques desta mostra são as xilografuras produzidas pelo artista plástico Valdério Costa. A arte que utiliza o papel como suporte é uma das mais antigas manifestações artísticas da humanidade. A xilogravura envolve três fases distintas: a gravação com as goivas e outros instrumentos cortantes sobre o desenho esboçado numa matriz de madeira, o entintamento, e por fim a impressão, que pode ser feita manualmente pressionando e friccionando o verso de uma folha de papel contra a matriz ou ainda por meio de uma prensa.

O trabalho consiste na busca pessoal do artesão por uma temática que possa fluir entre as diversas instâncias do universo erudito e da arte popular. O processo gráfico e artístico na produção de uma xilogravura é bastante complexo, pois requer muita disciplina, meticulosidade e um alto grau de domínio técnico. O resultado final alia-se a escolha temática e a poética que nasce de uma singular visão de mundo, da vivência e dos conhecimentos adquiridos pelo artista ao longo do seu percurso como ser humano e criador de formas e imagens.

Na ocasião, mais de 20 expositores apresentarão trabalhos em bordado, pintura, escultura, tecelagem, madeira, joias, flores, papel, acessórios, bonecas, porcelana, cerâmica, metais, objetos decorativos, entre outros produtos. “A mostra tem como finalidade proporcionar não só o lazer, mas também levar conhecimento sobre as formas de arte aos clientes do Boulevard Shopping”, afirma a gerente de Marketing do mall, Luana Peixoto.

Mostra de Artesanato do Boulevard Shopping
De 10 a 12 de julho; sexta das 10h às 22; 
sábado das 10h às 22h; e domingo das 14h às 20h.
Local: Boulevard Shopping (STN, Cj. J, no Final da W3 Norte, Asa Norte)
Entrada franca. Censura Livre
Fone do shopping: (61) 3448.3300

Nenhum comentário:

Postar um comentário