quarta-feira, 6 de maio de 2015

Governo divulga balanço da segurança pública

O governo do Distrito Federal divulgou o primeiro balanço da segurança pública, de 2015. Dos 12 tipos de crime que a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social faz as estatísticas de criminalidade em Brasília, oito tiveram seus índices reduzidos, mas os roubos a ônibus aumentaram mais de 40%, no mês de abril, se comparado com o mesmo período de 2014.

O número de roubos a coletivos no Distrito Federal aumentou 41,2%. As cidades onde aconteceu o maior número de roubos e furtos a coletivos foram Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia e na Estrutural. As três cidades juntas são responsáveis por 65% dos crimes.

Caminhar pela cidade também não é muito seguro, os pedestres sofreram com a insegurança, a quantidade de roubos teve um acréscimo de 5,2%. Ano passado, 10.595 pedestres foram roubados, este ano, 11.145. Brasília, Taguatinga e Ceilândia, somam juntas 50% das ocorrências.

A taxa de homicídios caiu 7,8% de um ano para o outro; a de roubo de veículos, 41,5%; a de assaltos a comércios, 39,3%; e a de estupro, 24,4%. Ações preventivas também foram reforçadas. A repressão ao uso e ao porte de drogas aumentou 91,8% nesse período, e o flagrante de posse ilegal de arma de fogo cresceu 5,6%.

Para combater esses tipos de crime, a Polícia Militar lançou a operação Rosácea. Até domingo (10), 300 militares reforçarão o policiamento nas ruas de todas as regiões administrativas, principalmente as que tiveram maiores índices de criminalidade. 

A Polícia Civil vai ampliar o atendimento da delegacia eletrônica para que pelo menos 17 tipos de ocorrência possam ser registrados on-line — atualmente são três. Outra novidade para os próximos meses será o envio dos boletins de ocorrência por e-mail. Hoje, é preciso ir à delegacia para obter uma cópia do registro.

Veja a íntegra do balanço apresentado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário