Há 55 anos nascia Brasília, uma cidade planejada nos mínimos detalhes para ser a capital do Brasil. Hoje, robusta e com ares de metrópole, a capital encanta seus moradores, que usufruem de suas grandes áreas verdes, como o Parque da Cidade, o Parque Nacional e o Jardim Botânico. Com espaços que inspiram diversas possibilidades, a cidade tem recebido cada dia mais eventos ao ar livre, ocupando lugares onde antes sequer se andava à pé, com shows, festas, feiras e encontros gastronômicos. Cada vez mais sustentável ao produzir entretenimento de qualidade para sua população, o aproveitamento diurno da cidade só a deixa a desejar em um quesito: não tem praia!
Inspirados na ausência de uma praia para chamar de sua, produtores culturais brasilienses têm utilizado de clubes e outros espaços para oferecer ao público festas em clima de luau. Exemplo é a Bomfim, balada que ocorre há dois anos e reúne aproximadamente duas mil pessoas por edição. Para 2015, entretanto, a meta é mais ambiciosa: vai dar praia em Brasília!
Um projeto de ocupação de uma parte da orla do Lago Paranoá está sendo levado à frente por agitadores culturais da cidade que prometem uma estrutura que não deixará a desejar para as grandes praias do país. Com área de 6.000m² e 400 toneladas de areia, a arena ficará montada durante todo o período de férias, desde o dia 04 de julho até o dia 08 de agosto, época em que Brasília não tem chuva e as temperaturas ficam na casa dos 30º.
Segundo Bruno Sartório, um dos produtores do evento, a primeira edição da PRAIA chega para mostrar que Brasília está madura o suficiente para receber ocupações prolongadas, com atividades voltadas para todos os públicos e parcerias que só têm a fortalecer a capital como palco de grandes produções.
“Nossa cidade precisa de lugares onde as pessoas possam se encontrar, praticar esportes, se divertir e até mesmo relaxar. A partir dessa necessidade desenvolvemos o conceito da Praia, que pretende ser um ponto de encontro e diversão para o público brasiliense”, ressalta Sartório.
O projeto, intitulado NA PRAIA, promete levar os brasilienses diretamente aos deslumbrantes cenários do Nordeste do país. O investimento vai desde a cenografia, com réplicas de igrejas tradicionais e casas coloridas, ao grande redário que ficará disponível para quem quiser contemplar a paisagem. Barraquinhas espalhadas pelo local oferecerão iguarias típicas, como acarajé, tapioca, milho cozido, biscoito Globo e queijo coalho.
A PRAIA de Brasília também contará com programação própria e oferecerá ao público opções de lazer durante todo o dia. Na arena, áreas para prática de vôlei de praia, skate na água e stand up paddle, entre outras modalidades estarão disponíveis, além de restaurante, lojas, espaço para festas badaladas e food trucks.

Além de ser um presente para a população da cidade, a PRAIA brasiliense também afetará positivamente a economia e o turismo locais. A programação de eventos dentro da arena é ampla e diversa e inclui, entre outras atividades, um encontro de food trucks que promete movimentar o setor alimentício. Além disso, um projeto contra obesidade infantil, incentivado pela Amil, no qual a ideia é realizar uma colônia de férias com atividades voltadas para a criançada, que envolvem palestras sobre alimentação e incentivo à prática de esportes, como uma aula de vôlei com o ex-jogador Giba.
As manhãs de sábado serão reservadas ao esporte, com atividades preparadas pelo grupo V12. Entre elas, um circuito funcional na areia para melhora do condicionamento físico e tonificação muscular. O grupo, composto por educadores físicos, também será responsável pelas atividades esportivas infantis.
Segundo Luiz Carlos Soares, professor da V12, os treinamentos visam apresentar ao público da PRAIA uma alternativa aos treinos convencionais de academia. “Será um treino funcional que envolve, entre outras coisas, corrida e equilíbrio. Todas as atividades utilizam somente o peso do corpo. A ideia é trabalhar flexibilidade, condicionamento e ainda obter resultados na redução da gordura corporal”, comenta.
A programação também incluirá festas já conhecidas na capital, como a Topless, que trará um DJ internacional. A ideia é realizar edições especiais dentro da PRAIA, reforçando o ideal de fortalecer o que é produzido na cidade. Além disso, o cantor Saulo fará uma apresentação que promete marcar o público, depois de um ano da sua última apresentação. Novidade interessante para Brasília é que na PRAIA as festas começam à tarde, para aproveitar o dia e oferecer aos presentes lindas paisagens ao pôr do sol.
O turismo da capital também será beneficiado pelo evento, que ocorrerá em julho, época do ano em que a ocupação hoteleira é baixa na cidade. O governo aprova a iniciativa e enxerga com bons olhos a perspectiva de receber novos visitantes. De acordo com o secretário de Turismo, Jaime Recena, esta é uma oportunidade de mostrar uma face diferente da capital federal.
“Essa é uma iniciativa inédita e que contribui para aproximar a população jovem do Lago Paranoá, que é um atrativo turístico da cidade. Tudo o que estiver ao alcance da Secretaria de Turismo, no sentido de colaborar para que o evento aconteça de forma acessível e positiva para a cidade será feito. Acredito também que o evento tem potencial de trazer mais turistas para Brasília. Nós, atualmente temos trabalhado a visão do turismo criativo na capital e a Praia é uma ótima ferramenta para se trabalhar isso e o turismo de lazer aqui. Muito se fala sobre o turismo de negócios na cidade, mas se esquece da importância do turismo de lazer, que deve ser incentivado”, ressalta o secretário.
Além de todas as atividades oferecidas, a PRAIA terá diversas ações visando reduzir impactos ambientais. Por meio da campanha Praia Limpa, o evento recolherá todo o lixo reciclável e o doará para uma cooperativa. O funcionamento é simples: a cada 10 recipientes utilizados (entre latas e garrafas) e entregues no ponto de coleta, o usuário ganha um brinde especial.
Quem precisar de energia elétrica para carregar seus gadgets terá como opção o Bike Energy, estrutura especial onde o público poderá pedalar para gerar energia elétrica. A iniciativa será realizada em parceria com a Universidade de Brasília, que auxiliará no desenvolvimento das bicicletas. Outra novidade é que os usuários de bike podem ficar tranquilos, pois a arena terá um bicicletário gratuito e com segurança para garantir todo o conforto a quem priorizar as duas rodas.
E tem mais: visando conscientizar o público presente, a campanha Na Responsa pretende enfatizar a proibição da venda de álcool para menores de 18 anos, com verificação intensificada, além de lembrar os perigos da soma de direção e bebidas alcoólicas. Já a ação Água Reciclada garantirá que toda a água consumida nas duchas seja reutilizada nos banheiros da arena.
A entrada na PRAIA brasiliense será paga. No domingo, o valor de entrada será revertido em consumação nos equipamentos desportivos e atividades disponíveis dentro do complexo. As festas terão valores independentes. As vendas serão iniciadas somente em junho. Segundo Bruno Sartório, organizador do evento, a ideia é que a PRAIA seja acessível a todos os públicos, mas não é viável que seja gratuita devido ao grande investimento.
“É importante que o público saiba que se trata de um evento organizado pela iniciativa privada e de alto custo. Infelizmente, é impossível investir em uma estrutura grande como a que será oferecida ao público sem cobrar valor de entrada, tendo em vista os custos de manutenção, segurança, limpeza e demais taxas para a realização de um projeto dessa magnitude”, ressalta.
Entretanto, a ideia é inserir o evento no calendário da cidade de modo a torna-lo aberto e mais longo nos anos seguintes. Os responsáveis pela iniciativa ressaltam também que entre segunda e quinta-feira o complexo está aberto e disponível para ações sociais, visitas de escolas públicas e ONGs.
Durante todo o mês de atividades, a PRAIA brasiliense pretende receber cerca de 50 mil pessoas. Disposição de sobra para o pé na areia, bronzeado, esportes, comida boa, música da melhor qualidade e, claro, muita diversão. Mais informações no site www.tevejonapraia.com.br.
Serviço – NA PRAIA
Quando: De 4 de junho a 8 de agosto de 2015
Onde: Orla do Lago, ao lado da Concha Acústica
Ingressos: em breve
Mais informações: www.tevejonapraia.com.br ou 61 – 3551-6069
Imagem:Paulo Cavera
Nenhum comentário:
Postar um comentário