sexta-feira, 9 de maio de 2014

Artesanato brasiliense ganha destaque durante a Copa do Mundo

Brasília é a primeira cidade-sede da Copa do Mundo a receber o showroom Brasil Original. A feira começou no último dia 1º e conta com 110 artesãos que podem expor e comercializar seus produtos. O espaço, montado pelo Sebrae, estará aberto até 30 de junho na área central do ParkShopping.

"Orgulha-nos saber que somos a primeira cidade a colocar essa loja em funcionamento. Esse trabalho do Sebrae é fundamental para fortalecer nossa produção associada ao turismo", disse o secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Neves.

Ainda segundo o secretário, é uma satisfação perceber que os micro e pequenos empresários brasilienses estão acreditando neste grande evento que é a Copa do Mundo como palco para divulgação de seu trabalho, que no caso dos artesãos, são verdadeiras obras de arte.

A ação faz parte do projeto concebido pelo Sebrae para aproveitar o momento do Mundial e estimular o desenvolvimento do artesanato brasileiro por meio da inovação, competitividade e acesso a mercados.

"Nossa ideia é aproveitar os grandes eventos para reposicionar o artesanato no mercado. Queremos ter como legado da Copa do Mundo uma nova visão das pessoas em relação ao artesanato, que é uma expressão artística de cada região", explicou Juarez de Paula, gerente de Comércio e Serviços do Sebrae Nacional.

Com esses espaços, a expectativa é de ter uma aproximação maior com o consumidor, para que ele conheça o produto e seja despertado o desejo de adquirir esse artesanato, que é de alta qualidade, acrescentou o gerente.

Assim como aconteceu na Copa das Confederações, em 2013, o Sebrae montará showrooms em algumas cidades-sede do Mundial para incentivar o desenvolvimento desse mercado e mostrar aos turistas a qualidade do artesanato brasileiro.

Além de Brasília, os espaços funcionarão no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Natal, Manaus e Porto Alegre. Todas as lojas Brasil Original recebem itens produzidos em 21 unidades da Federação participantes do projeto.

Reconhecimento
Os locais escolhidos foram shoppings de grande circulação, e as feiras deverão funcionar por pelo menos 30 dias, mas Brasília também inovou e abrirá sua loja por 60 dias, a fim de atrair o público que vier assistir aos jogos da Copa do Mundo.

O superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, explicou que a ampliação da ação na capital do País é o reconhecimento do resultado de um intenso trabalho de capacitação dos artesãos.

"Temos um trabalho de três anos com os micro e pequenos empresários de capacitação, consultoria, pesquisa iconográfica. Foram 112 mil atendimentos focados nesses profissionais. Agora, queremos dar o máximo de visibilidade que eles possam ter para aproveitar esse novo momento que acreditamos que o Distrito Federal vai entrar com os grandes eventos", disse Oliveira.

Mais de 125 mil pessoas visitaram as cinco lojas montadas em Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro, durante a Copa das Confederações, o que superou as expectativas. Ao todo, 22 mil itens foram comercializados, somando R$ 714 mil em negócios. Neste ano, a expectativa é que, juntas, as lojas recebam 300 mil pessoas e comercializem pelo menos R$ 2 milhões em peças.

Fonte:Agência Brasília/imagem:Setur/DF

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