Após 44 anos de funcionamento o Hospital Regional da Asa Sul – Hras – ganhará o primeiro tomógrafo e um aparelho de densitometria óssea. O local será inaugurada sexta-feira (10).
A unidade de radiologia do hospital foi totalmente reformada para abrigar os equipamentos. “É o atendimento de uma reivindicação antiga de toda equipe clínica”, afirma a diretora do Hras, Roselle Bugarin Stennhouwer.
Até pouco tempo, todos os pacientes do Hras – referência na rede pública de saúde no atendimento materno-infantil - que precisavam de tomografia eram encaminhados para o Hospital de Base. Segundo Roselle Bugarin, será formada uma equipe especializada para realização de tomografia pediátrica com sedação, visando fortalecer a Rede-SES na investigação diagnostica do paciente pediátrico.
A tomografia em crianças pequenas exige sedação logo torna-se um exame mais complexo. Exigindo rigoroso preparo pre-exame e observação medica pós-exame. A criança permanece na Unidade Hospitalar até sua total recuperação.
Atualmente em toda rede pública, 42 crianças esperam para fazer o exame. A proposta é fazer intervenção emergencial no HRAS, acabar a fila de espera e iniciar o agendamento rotineiro eficiente com resposta em poucos dias.
“O novo tomógrafo é um progresso também no atendimento a mulher com patologias oncológicas”, ressalta a diretora, ao lembrar que o equipamento é fundamental para diagnóstico rápido de tumores e na assistência a politraumatizados.
Já a densitometria óssea beneficiará mulheres na fase do climatério, que começam a ter descalcificação óssea, que provoca dores em várias partes do corpo, problema que quando identificado por meio do exame pode ser tratado. Na pediatria, a densitometria é indispensável para crianças com doenças endocrinológicas e ósseas. Além disso, o Hras é referência no tratamento do Erro Inato de Metabolismo, e a densitometria óssea é um exame complementar no tratamento desta doença rara, que acomete crianças.
Com a reforma, a Unidade de Radiologia do Hras passará a contar com salas para densitometria, tomografia, radiologia normal e radiologia com escopia (com contraste), mamografia e ecografia. No ano passado foram realizados no Hras 28.631 exames radiológicos e 24 mil ecografias.
Também beneficiarão do novo Tomografo os recém nascidos prematuros e portadores de malformações congênitas. O Hospital Regional da Asa Sul tem a maior Unidade de Terapia Intensiva Neo-natal da rede pública de saúde. São 35 leitos para bebês de alto-risco que frequentemente necessitam avaliação tomografica para definição diagnostica e o transporte destes bebês para outra unidade da Rede é fator potencializador de risco.
Fonte: Ascom-SES/DF
Fonte: Ascom-SES/DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário