Estudantes da ESCS participam de projeto inédito
A partir de 1º de março, estudantes da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/FEPECS) participarão do projeto “Cuidando de Pessoas Portadoras de Feridas (CUPPOF). O projeto faz parte do Programa de Iniciação Científica/FEPECS que está financiando a pesquisa para quatro alunos do Curso de Graduação em Enfermagem que desenvolverão os trabalhos no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), sob a supervisão e coordenação de Rinaldo de Souza Neves, docente da escola.
Rinaldo informou que este projeto é pioneiro na Secretaria de Saúde do Distrito Federal e tem como objetivo acompanhar, durante dois anos, os pacientes que estão procurando atendimento por conta de feridas. “Nossa intenção é tratar a pessoa e não apenas a ferida. Vamos receber os pacientes encaminhados pelos médicos e utilizaremos vários instrumentos para fazer um bom trabalho de pesquisa. Ao final do projeto apresentaremos o resultado do nosso trabalho para a comunidade, para o hospital e para a Secretaria de Saúde”, falou o professor.
Todas as quintas-feiras, os estudantes da ESCS estarão recebendo os pacientes encaminhados pelos profissionais de saúde do HRSam. Eles serão entrevistados pelos alunos, passarão por um exame físico e terão suas feridas fotografadas, para fim de estudos e acompanhamento do tratamento.“Cuidaremos do paciente e o reavaliaremos a cada 15, 30 dias, conforme a necessidade. Daremos orientações ao paciente e seus familiares sobre os cuidados que devem ter com a higienização e tratamento das feridas e, ao final do projeto, pretendemos ter um bom material para finalizar nossa pesquisa e poder contribuir com a saúde, repassando nosso conhecimento aos profissionais de saúde e aos estudantes das áreas correlatas”, disse o coordenador do projeto.
ASCOM-SES/DF
ASCOM-SES/DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário