Em visita ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), nesta segunda-feira (24), o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, conheceu de perto os problemas que precisam de respostas urgentes. São pautas antigas como alta demanda no atendimento de emergência na Clinica Médica, elevadores parados, além de aparelhos quebrados e infiltrações nas enfermarias do hospital.
Agnelo destacou a importância do Hran frente à rede pública de saúde: “É um hospital de referência em Clinica Médica, Queimados e Plástica. Tem uma estrutura boa que precisa de manutenção física, impermeabilização para acabar com as infiltrações”.
O Hran, nos próximos dias, terá os elevadores consertados e poderá ganhar outros três mais modernos. A unidade de Queimados passará por reformas e terá todo empenho do governador em busca de verba junto ao ministério da Saúde.
Atualmente o Hran conta com pouco mais de 300 leitos, só na emergência de clínica médica, são disponibilizados 90 leitos podendo esse número ser ampliado. São, em média, 350 atendimentos diários somente nessa especialidade.
De acordo com o diretor do Hran, Paulo Feitosa, a contratação de novos médicos na Clinica Médica vai viabilizar a assistência nessa especialidade. Hoje muitas reclamações de paciente são relacionadas à demora no atendimento de emergência na unidade. Para o diretor, isso ocorre porque pacientes de classificação na cor azul poderiam ser assistidos em centros de saúde; a emergência é voltada para atendimentos a pacientes de classificação na cor vermelha. Para dar agilidade ao atendimento e acabar com as reclamações, existe a possibilidade da criação de um ambulatório para os pacientes de classificação na cor azul.
“Esperamos que em 90 dias possamos contar com as UPAs de São Sebastião, Varjão e Itapuã anuncia o secretário de Saúde, Rafael Barbosa. Segundo ele, as emergências passarão por uma reestruturação mais ágil noatendimento da rede pública.
O diretor do Hran aproveitou a visita e entregou ao governador e ao secretário de Saúde uma lista de reivindicações que visam melhorias no atendimento à população.
Júlio Duarte – SES/DF
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