terça-feira, 26 de outubro de 2010

Seminário discute produtos perigosos

Produtos perigosos são materiais, substâncias ou artefatos que podem acarretar riscos para a saúde humana, animal e ao meio ambiente, segundo a resolução nº 420/04 e nº 701/04 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Esse será o tema discutido no II Seminário de Gestão Integrada de Riscos Ambientais Relativos a Produtos Perigosos do Distrito Federal, nos dias 27 e 28 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Promovido pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), o evento tem os objetivos de integrar as instituições responsáveis pela gestão dessas substâncias na Capital Federal e compartilhar experiências.

No encontro será discutida a situação do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) no Distrito Federal. Para acrescentar o debate, foram convidados os órgãos responsáveis por produtos perigosos em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro para contar suas experiências, além da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para contribuir com uma visão acadêmica sobre o assunto.

“Nós esperamos com esse seminário criar a Comissão responsável pela implantação do P2R2 no Distrito Federal, além de provocar a discussão sobre as soluções para o risco ambiental envolvendo esses materiais e a água”, comentou a coordenadora da Coordenação de Prevenção e Controle de Riscos Ambientais, Andréia da Rosa Pereira. O evento pretende reunir diversos setores envolvidos no tema, como órgãos públicos, instituições privadas, consultorias e universidades. Leia mais.

P2R2 – Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos foi criado em 2004, pelo decreto do presidente da república nº 5.098. Ele tem como objetivo prevenir a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos e aprimorar o sistema de preparação e resposta a esse tipo de emergências químicas no país. O plano tem como linhas de ação: a prevenção de práticas que levem à ocorrência de acidentes envolvendo esses materiais e ações para corrigir as ocorrências de acidentes e capacitar recursos humanos disponíveis nas esferas federais, estaduais e municipais.

Para mais informações: http://www.ibram.df.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário