segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Artes, papel e história no Parque de Águas Claras

O Centro de Referência em Educação Ambiental Águas Claras, no Parque Ecológico de Águas Claras, foi reinaugurado, depois de passar por algumas mudanças em suas instalações. Atendendo desde outubro de 2009, a unidade piloto é administrada pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), por intermédio da Diretoria de Educação Ambiental e Difusão de Tecnologias (DIREA).

“O principal objetivo desse projeto é conscientizar as crianças e transformá-las em disseminadoras de ações ecológicas”, conta Ligia Richter, educadora ambiental do IBRAM.
Segundo Maria Beatriz Maury, diretora da DIREA, o centro - que atende prioritariamente escolas públicas - proporciona aos alunos uma vivência com o meio ambiente em uma escola a céu aberto.

Com esta proposta, as atividades começam em uma tenda localizada junto à natureza, onde as crianças aprendem um pouco mais sobre o parque e fazem alongamento antes de iniciar a trilha ecológica. O caminho percorrido é cercado por árvores exóticas, como mangueiras e bananeiras, e árvores nativas do Cerrado, como quaresmeiras, cagaiteiras, buriti e ipê amarelo. Calangos, tartarugas, micos e patos também são encontrados no local. Durante o trajeto, que dura cerca de 40 minutos, elas descobrem a importância de andar em silêncio para não assustar os animais e as características do nosso Bioma, como, por exemplo, a casca grossa das árvores e os troncos tortuosos.

Após a trilha, os alunos participam de três oficinas diferentes nas novas casas de madeira. A Casa Sagui ensina a fabricar papel reciclável. Nesse espaço as crianças aprendem a fazer seu próprio papel para levar para casa. A arte toma conta da Casa Sassuarama, onde são ensinadas dobraduras ou a produção de máscaras. Na Casa Lobo Guará, os educadores contam histórias ou realizam com os alunos encenação de teatro ou apresentação de dança.

“A unidade trata o meio ambiente de forma integral, sensibilizando as crianças por intermédio da arte para obter um resultado mais eficaz”, comenta Maria Beatriz Maury.

O Centro de Referência em Educação Ambiental Águas Claras atende de terça-feira a quinta-feira, no período da manhã. A meta para o próximo ano é, além de funcionar também no turno vespertino, levar educação ambiental a jovens e adultos. Após a consolidação dessa experiência, o IBRAM pretende expandir o projeto a outros parques do Distrito Federal.

Mais informações pelo site: http://www.ibram.df.gov.br/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário