Um dos grupos mais influentes na história do rock, além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido aproximadamente 300 milhões de cópias de seus álbuns, os ingleses do Pink Floyd são os homenageados da quarta-feira (18/09) no Capital do Rock. Quem presta o tributo é a banda Atmosfera, considerada o melhor cover brasiliense dos ingleses. Nas picapes, DJ Maraskin, com o melhor do rock’n’roll.
O Capital do Rock chega em seu quarto ano de sucesso de público e crítica. O projeto, realizado pela Homem da Marreta Produções, acontece toda quarta-feira, a partir das 21h, na Stadt Bier Cervejaria, e visa resgatar a vertente do rock’n’roll de Brasília – grande sucesso e repercussão nacional nos anos 80 e 90.
Para fechar o mês, no dia 25, o projeto mais um show da banda Zé Total, que apresenta sua elogiada homenagem ao Jethro Tull.
Atmosfera
Criada em 2002, a banda Atmosfera tocou em vários lugares de Brasília e Minas Gerais nos períodos de 2002 a 2007 e nos anos 2010 e 2011. Após um recesso de quase dois anos, a banda retorna aos palcos neste ano, dedicando-se a tocar Pink Floyd com todo o detalhismo que sempre explorou.
A banda estudou a fundo a obra dos ingleses, se tornando cada vez mais plural no repertório, mais fiel no som e mais profissional no que diz respeito a performance, elementos visuais e comunicação. Toda essa preocupação rendeu à banda a classificação, promovida pelo jornal Correio Braziliense em 2008, de melhor banda cover da cidade.
Formação: Marcus Carvalho (vocal, violões, percussão), João Victor Vieira (vocal e guitarras), Vítor David (guitarras), Gabriela Ponte (vocal e baixo), Mariana Ponte (vocal e teclados), Daniel Vieira (órgão e sintetizador) e Guilherme Souto (vocal e bateria).
Pink Floyd
Pink Floyd foi uma banda de rock britânica do século XX famosa pelas suas composições de rock clássico harmônico, pelo seu estilo progressivo e pelos espetáculos ao vivo extremamente elaborados. A origem do nome "Pink Floyd" deve-se à admiração do fundador Syd Barrett pela arte dos músicos Pink Anderson e Floyd Council, do blues.
Liderada pelo lendário cantor e compositor Syd Barrett, o grupo tinha um modesto sucesso na segunda metade da década de 1960 produzindo rock psicodélico. Problemas com as drogas levaram ao afastamento forçado de Barrett da banda, sendo substituído pelo guitarrista e cantor David Gilmour.
Com a saída de cena de Barrett, o baixista e vocalista Roger Waters gradualmente tornou-se o líder e principal compositor do Pink Floyd. Esta fase foi marcada pela produção de álbuns conceituais como The Dark Side of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977) e The Wall (1979), que obtiveram êxito mundial, foram aclamados pela crítica especializada e figuraram em listas dos mais vendidos e populares em vários países.
Após o álbum The Final Cut (1983), o grupo se separou. Em 1985, Waters declarou que o Pink Floyd estava extinto, mas os demais membros - agora liderados por Gilmour, mais o tecladista Rick Wright e o baterista Nick Mason -, após uma briga judicial, retomaram a banda com o nome oficial e seguiram gravando e se apresentando - com grande sucesso comercial - e, finalmente, fecharam um acordo com Waters.
Em 2 de julho de 2005 e pela primeira vez em 24 anos, a formação mais clássica do Pink Floyd voltou a tocar, para a sua maior plateia, no concerto Live 8, em Londres, Reino Unido. Em 15 de Setembro de 2008, o tecladista Richard Wright morreu, pondo um fim no sonho de um possível retorno da banda.
Serviço
O quê: Capital do Rock – Atmosfera (Tributo a Pink Floyd)
Quando: Quarta-feira (18/09), às 21h.
Onde: Cervejaria Stadt Bier – SIG Sul quadra 6 lote 2190.
Após 22h ou Sem nome na lista, R$ 13 (mulher) e R$ 18 (homem)
Reservas: 3344-6777
Classificação Indicativa: 18 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário