sexta-feira, 22 de agosto de 2014

FAPDF anuncia bolsas para estudantes da UnB

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) assinou um convênio com a Universidade de Brasília (UnB) para concessão de bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado. O investimento é de quase R$ 4 milhões e, ao todo, 272 pessoas devem ser beneficiadas até outubro. O objetivo é ampliar o programa de inserção de estudantes de graduação em atividades de pesquisa e a acessibilidade aos programas de pós graduação.  

O diretor-presidente da FAPDF, pesquisador Michelangelo Trigueiro, comemora a assinatura do convênio e garante que vai cumprir com êxito a missão institucional da Fundação. “O ponto forte da FAPDF é exatamente ser uma agência de fomento. Tenho um olhar de alguém que vive a pesquisa e sabe o que é a demanda da comunidade acadêmica”, reforça Trigueiro.

O projeto de apoio ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UnB atenderá à demanda não coberta pelas cotas de bolsas disponíveis na UnB. No total, as 127 propostas não atendidas no edital interno 2014-2015 na Universidade de Brasília serão beneficiadas pela FAPDF. O programa pretende estimular a melhoria do ensino de graduação por meio da atuação dos alunos de Iniciação Científica como agentes multiplicadores a fim de incentivar a integração entre o ensino e a pesquisa. A previsão é que as bolsas sejam distribuídas até o final de agosto. 

Já o projeto de apoio ao Programa Institucional de Concessão de Bolsas de Mestrado da UnB concederá 85 bolsas. A FAPDF apoiará a formação de recursos humanos nas seguintes áreas do conhecimento: ciências da vida, ciências exatas, humanidade, artes e tecnologias. 

Outro projeto que visa suprir a demanda de 60 solicitações é o de apoio ao Programa Institucional de Concessão de Bolsas de Doutorado da UnB. Assim como no programa de mestrado, a FAPDF apoiará a formação de recursos humanos para doutorado nos programas e projetos relacionas às áreas de ciências da vida, ciências exatas, humanidade, artes e tecnologias. As bolsas de mestrado e doutorado serão distribuídas até o final de setembro. 

De acordo com Jaime Santana, decano de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade de Brasília, a disponibilização das bolsas reforça o papel fundamental da fundação que é fomentar a pesquisa em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Distrito Federal. “Uma das atividades mais importantes das FAPs  é a concessão de bolsas para a pesquisa. As bolsas que a FAPDF irá ofertar à UnB é de extrema importância porque vai possibilitar que os alunos permaneçam em tempo integral na universidade”, atestou. 

O decano ainda ressaltou que a dedicação à pesquisa com o incentivo de bolsas de estudo resulta em pesquisas mais rápidas e eficientes. “Os alunos trabalham em projetos de interesse da universidade e da sociedade”, destacou Santana. 

Fomento
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) fomenta pesquisas na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) que visam o desenvolvimento da região. “A vocação do DF é o conhecimento. É uma vocação para fortalecer a pesquisa, a ciência, a tecnologia e a inovação”, garante o presidente da Fundação. 

Fonte:Agência de notícias FAPDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário